×

Café de Ciência sobre a evolução da hidrodinâmica da Ria de Aveiro

Café de Ciência sobre a evolução da hidrodinâmica da Ria de Aveiro

O ciclo de Cafés de Ciência “Mar Azul” está de volta com vários temas dedicados ao conhecimento do Mar. A próxima sessão acontece já esta terça-feira, 10 de maio, às 15h00, em formato online. João Dias, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e diretor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, é o convidado desta conversa sobre a evolução da hidrodinâmica da Ria de Aveiro.

A hidrodinâmica da Ria de Aveiro tem evoluído significativamente ao longo das últimas décadas, em resultado de alterações da sua geomorfologia, frequentemente com impacto significativo para as comunidades locais. A subida do nível do mar decorrente das alterações climáticas irá certamente resultar em novas modificações, que importa antecipar.

Quais as caraterísticas hidrodinâmicas da Ria de Aveiro? Como têm evoluído ao longo do tempo? Qual a origem das modificações observadas? Como será a Ria de Aveiro no futuro? Como conhecer a maré ao longo dos seus canais? Como navegar em segurança nas suas águas?

Estas e outras questões serão abordadas pelo cientista convidado.

A conversa acontece em formato online e tem participação livre, sendo que o link de acesso à sessão está disponível aqui.

Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto “Mar Azul: comunicar para envolver e educar”, promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.

Publicar comentário