×

Álvaro Magalhães no Porto de Encontro

Álvaro Magalhães no Porto de Encontro

Este sábado, dia 17 de dezembro, o Porto de Encontro celebra os 40 anos de vida literária de Álvaro Magalhães. A 92.ª sessão deste ciclo de conversas com escritores decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, a partir das 17h00.

O autor de mais de uma centena de títulos, entre os quais se incluem as coleções infantojuvenis O Estranhão e Os Indomáveis F.C., estará à conversa com o jornalista Sérgio Almeida. Em destaque estará O Circo das Palavras Voadoras, obra publicada este ano pela Porto Editora, que reúne as duas primeiras histórias que o autor escreveu para crianças, em 1982. Germano Silva e Sandro William Junqueira são os convidados especiais deste evento que contará ainda com leituras de Raquel Patriarca e um momento musical a cargo do Bando dos Gambozinos.

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua vasta obra inclui poesia, conto, ficção e textos dramáticos e caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento. Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura. Em 2002, O limpa-palavras e outros poemas foi integrado na Honour List do Prémio Hans Christian Andersen; em 2004, Hipopóptimos – Uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian; e, em 2014, O senhor Pina recebeu o prémio Autores, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores ao melhor livro infantojuvenil publicado nesse ano. Muitos dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura e constam da lista de obras das Aprendizagens Essenciais de Português. Parte da sua obra está publicada em Espanha, França, Brasil, Coreia do Sul e Itália. Este ano, a Câmara Municipal de Valongo instituiu o Prémio Literário Álvaro Magalhães, galardão que vai distinguir obras de literatura infantojuvenil ibéricas.

Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas reuniu mais de 21.000 espectadores em 91 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Casa da Música, a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João

Publicar comentário