Coleção de arte Norlinda e José Lima no Porto em nova exposição no EJEM
Sala do Museu FC Porto faz quatro anos e estreia a coleção de arte Norlinda e José Lima no Porto em nova exposição com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, a partir de 30 de março
A celebrar o quarto ano de atividade, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, marca a estreia da importante coleção Norlinda e José Lima na cidade do Porto. ‘Humano, ainda demasiado humano’ é uma inédita oportunidade de contactar com autores internacionais a partir de obras de arte contemporânea selecionadas para o EJEM por Miguel von Hafe Pérez, curador desta sala de exposições temporárias, já visitada por mais de 50 mil pessoas, desde 2019.
‘Humano, ainda demasiado humano’ reúne trabalhos em pintura, fotografia, desenho e escultura de Antón Patiño, Carlos Correia, Francisco Vidal, Gaetan, Harmen de Hoop, João Gabriel, Julião Sarmento, Noé Sendas, Rita Barros, Rui Serra, Vanessa Beecroft, Vicente de Mello e William Wegman. O acervo de arte contemporânea internacional Norlinda e José Lima é um dos mais importantes de iniciativa privada em Portugal e resulta da perseverança de José Lima, sempre apoiado com carinho pela sua mulher Norlinda, na construção de uma coleção onde o acerto nas escolhas justifica, inequivocamente, a relevância que lhe é reconhecida, revela nota enviada às redações.
Acolhida em depósito no Centro de Arte Oliva em São João da Madeira, esta coleção apresenta-se pela primeira vez no Porto com a mostra temporária ‘Humano, ainda demasiado humano’, no Espaço João Espregueira Mendes. O quarto aniversário deste projeto do Museu FC Porto e da família Espregueira Mendes coincide, assim, com outro evento perfeitamente enquadrado no segmento inovador da sala, inaugurada em março de 2019 e já incontornável no mapa cultural portuense.
Mais de 50 mil visitantes já passaram pelo EJEM, atraídos por exposições temporárias e eventos associados para todas as idades. ‘Uma Conversa Entre…’ (com Miguel von Hafe Pérez e convidados), visitas orientadas e oficinas com a marca de referência do Serviço Educativo do Museu FC Porto contribuem para o sucesso do Espaço João Espregueira Mendes, que dispõe de Conselho de Programação próprio, constituído por Miguel von Hafe Pérez (Coordenação Executiva/Curador), Hélder Pacheco, Isabel Pires de Lima (Fundação de Serralves), João Espregueira Mendes, João Fernandes (Instituto Moreira Salles, Brasil), Jorge Nuno Pinto da Costa (FC Porto), Mafalda Magalhães (Museu FC Porto), Nuno Vassallo e Silva (Fundação Calouste Gulbenkian) e Rui Reis (I3Bs/Universidade do Minho).
‘Humano, ainda demasiado humano’ decorre entre os próximos dias 30 de março e 30 de setembro de 2023, com entrada livre. É o quinto grande momento expositivo do EJEM, depois de ‘Curiosidade Vertical’ – 500 anos de arte decorativa portuguesa (2019), ‘Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho’ (2019/2020), ‘O Relato, de Fernando José Pereira’ – primeira encomenda/exposição para esta sala (2021/2022) e ‘Este mundo não nos pertence – obras da coleção Isabel Mota e Fernando Pereira’ (2022),
Publicar comentário