[Sugestão] Canal História estreou “Marvel : O Universo que mudou a história”
Marvel detém o estatuto de maior franchise cinematográfico de sempre e o Canal História explica como na série documental de oito episódios “Marvel: O Universo que mudou a história”, que estreou na passada quinta-feira, 9 de novembro, às 22h15.
“Marvel: O Universo que mudou a história” é uma série documental de oito episódios de sessenta minutos, exibidos a partir de dia 9 de novembro, todas as quintas-feiras em sessão de episódio duplo às 22h15 e 23h00, que conta como os heróis da banda desenhada, conquistaram o mundo do cinema com o super-poder de fazer dinheiro.
Cada filme apresenta um protagonista e todo um enredo construído em redor deste elemento principal visa o lançamento de outro gigantesco êxito de bilheteira, como “Os Vingadores”, que congrega tudo numa só colectânea cinematográfica de sucesso.
No primeiro episódio, “Génesis”, os espectadores ficarama conhecer como a aproximação ao público, saindo da abstracção de heróis clássicos para heróis quotidianos, ajudou a empresa a caminhar a passos largos para o sucesso sob o comando de Jack Kirby, Stan Lee (que havia começado na empresa como auxiliar administrativo em 1939) e Steve Ditko.
Génesis
9 novembro, às 22h15
Depois de anos na sombra da National Allied Publications – futura DC Comics – a Marvel encontrou o seu lugar, com super-heróis com que os leitores se identificavam – personagens imperfeitas, como o Quarteto Fantástico, os X-Men ou o Homem-Aranha, que heroicamente se mostravam à altura sempre que necessário. Os entusiastas da Marvel multiplicaram-se, indo além das crianças e dos universitários, e chegando ao público em geral. Stan Lee e o lendário ilustrador de BD Jack Kirby tomaram uma decisão que se revelaria o ‘ingrediente especial’ da Marvel – os seus títulos e personagens estariam interligados, criando uma série de encadeamentos e intersecções num universo contíguo. Parece-lhe familiar?
Homem de Ferro
9 novembro, às 23h00
O presidente da Marvel Studios Kevin Feige é um licenciado da Universidade do Sul da Califórnia que conseguiu emprego como assistente de produção de Lauren Shuler Donner no filme ‘Você Tem Uma Mensagem’, de 1998. Como estava por dentro do universo da Marvel, ela nomeou-o produtor associado em ‘X-Men’, em 2000, altura em que Feige conheceu Avi Arad, então diretor-executivo da Marvel, que ficou tão impressionado com ele, que o contratou. Embora muitas personagens estivessem já licenciadas a outros estúdios, Feige apercebeu-se de que a Marvel ainda detinha os direitos das do núcleo dos Vingadores. Graças a David Maisel e a Arad, a empresa tinha capital suficiente para produzir os próprios filmes. Feige estava em crer que, se conseguissem reproduzir no cinema o universo que Stan Lee e Jack Kirby haviam criado na BD dos anos 60, com efeitos especiais de última geração, a Marvel poderia tornar-se uma máquina imparável de campeões de bilheteira, a começar pelo Homem de Ferro.
O Incrível Hulk
16 novembro, às 22h15
Um filme com o Hulk – uma de apenas duas personagens da Marvel com êxito cinematográfico no século XX – deveria ser sucesso garantido. Estreado no verão de 2003, ‘Hulk’ estava pronto para fazer pelo Golias Verde da Marvel o que ‘Homem-Aranha’ fizera pelo seu famoso lançador de teias, no ano anterior. Não foi o caso; o filme deu lucro, mas também deixou a crítica e o público confusos e desiludidos, a perguntar-se se pôr Ang Lee a realizar um filme comercial de grande orçamento teria sido a melhor decisão. Mas isso foi antes da MCU, antes da Marvel Studios, numa altura em que a Marvel estava sujeita aos caprichos inconstantes de estúdios gigantes como a Universal.
Thor
16 novembro, às 23h00
Na sequência do enorme êxito de ‘Homem de Ferro’ nas bilheteiras, a Marvel Studios preparou uma série de futuros lançamentos pela Marvel Cinematic Universe, incluindo dois em 2010 – o primeiro ‘Homem de Ferro 2’ e o segundo ‘Thor’, então marcado para 4 de junho de 2010. E embora ‘Homem de Ferro’ tivesse superado todas as expectativas em 2008, a segunda estreia da MCU nesse ano, ‘O Incrível Hulk’, não chegara nem lá perto. A chamada Fase 1 – e a própria Marvel Studios – continuavam em risco. Basicamente, o futuro da MCU dependia do quanto o público aderisse ao Deus do Trovão.
Capitão América, O Primeiro Vingador
23 novembro, às 22h15
‘Capitão América: O Primeiro Vingador’ foi escolhido para quarto filme da Fase 1 da MCU. Depois de Thor e dos deuses nórdicos, parecia uma jogada mais segura. A história das origens do Capitão América tem lugar na década de 40, pelo que seria um filme de época. Isso torna a produção MUITO mais cara, e diz o senso comum afasta automaticamente uma grande percentagem de público. Quereriam Maisel e Feige dificultar a própria vida? Porque não fazê-lo também em esperanto e com legendas?
Os Vingadores
23 novembro, às 23h00
O ator Mark Ruffalo recebeu um telefonema do agente a dizer-lhe que acordasse às 4h da manhã do dia seguinte e olhasse pela janela. Se lá estivesse uma limusina, o papel era dele. Caso contrário, que voltasse para a cama. O papel era o de Bruce Banner. Inicialmente dispensado quando Edward Norton mudou de ideias à última hora e resolveu avançar antes com ‘O Incrível Hulk’, em 2008, agora, os deuses davam uma segunda oportunidade a Ruffalo, que, quando olhou pela janela, tinha uma limusina à espera… que o levou à Comic-Con de San Diego, em 2010, onde seria anunciado como Hulk, a juntar-se ao restante elenco de ‘Os Vingadores’.
Guardiões da Galáxia
30 novembro, às 22h15
A Fase 2 da MCU seguiu-se ao estrondoso êxito de ‘Os Vingadores’. ‘Guardiões da Galáxia’, de 2014, seria o quarto filme, depois de ‘Homem de Ferro 3’ (2013), ‘Thor: O Mundo das Trevas’ (2013) e ‘Capitão América: O Soldado do Inverno’ (2014). A Marvel produzia-os consecutivamente, mas ‘Guardiões’ representaria um desvio radical de tudo o que o antecedera, com dois géneros que a Marvel ainda não explorara: ópera espacial de ficção científica e comédia pura.
Homem-Formiga
30 novembro, às 23h00
No final da Fase 2, a Marvel Studios superara quase todo o tipo de contratempo e desafio imagináveis na indústria cinematográfica. ‘Homem-Formiga’ estreou-se em 1.º lugar nas bilheteiras norte-americanas – a 12.ª longa-metragem da Marvel a alcançar tal feito, abrindo caminho para avançarem com projetos mais variados e ambiciosos, por vezes baseados em material mais obscuro, como ‘Capitão Marvel’, ‘Black Panther’, ‘Doutor Estranho’ e ‘Eternos’. Feige deve ter ficado maravilhado (sim, de propósito) com aquilo que o seu reino se tornara; o que já conseguira no cinema era inédito. Mas continuava sem receber a sua estatueta dourada…
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