×

Canal História celebra Dia Internacional da Mulher

Canal História celebra Dia Internacional da Mulher

O Canal História estreia em exclusivo um especial de programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher composto pelo documentário “Florence Nightingale: Pioneira da Enfermagem” e “Amazonas: Mulheres Guerreiras”, com estreia no dia 8 de março, a partir das 14h50.

Ao longo de duas horas, os espectadores ficarão a conhecer o retrato fascinante de uma ativista, uma reformadora social e uma enfermeira que desafiou as convenções opressivas, revolucionou a enfermagem moderna e fez história, e das Amazonas, uma tribo extremamente independente de guerreiras e caçadoras veneradas pelas suas aptidões físicas e força pura.

“Florence Nightingale: Pioneira da Enfermagem” é o documentário que estreia no dia 8 de março, às 14h50 e que traça o retrato fascinante de uma ativista, uma reformadora social, e uma enfermeira que desafiou as convenções opressivas, revolucionou a enfermagem moderna e fez história.

Através de arquivos, testemunhos e dramatizações, este documentário mergulha na vida de uma mulher extraordinária e no seu brilhante legado que, como precursora, liderou um grupo de enfermeiras para cuidar de soldados feridos durante a guerra da Crimeia e desenvolveu visões revolucionárias sobre higiene e saneamento. Homenageada como heroína pela Rainha Vitória e pelo povo britânico ao retornar da frente de batalha, ela rapidamente estabeleceu a Escola de Treino de Enfermeiras Nightingale e continuou os seus esforços para reformar a atenção médica.

Aliando pesquisa de campo a reconstituições dramáticas, imagens tridimensionais e entrevistas detalhadas, a estreia do documentário “Amazonas: Mulheres Guerreiras”, que o Canal História estreia às 16h20, vem desvendar quem eram essas mulheres, na esperança de chegar à verdade para lá da lenda.

Depois de recentes descobertas na Sibéria, no norte da Arménia, na Mongólia e na Crimeia, incluindo esqueletos femininos decapitados e túmulo de uma mulher rodeada de armas e tomada por um homem, tem início uma expedição arqueológica liderada por peritos internacionais.

Poderão essas mulheres ser as autênticas Amazonas – uma tribo extremamente independente de guerreiras e caçadoras veneradas pelas suas aptidões físicas e força pura, comparáveis às dos homens mais fortes? Haverá alguma verdade histórica por detrás do mito destas grandes guerreiras a cavalo?

Publicar comentário