×

25 anos de ‘Porto Penta’ em exposição temporária no Museu

25 anos de ‘Porto Penta’ em exposição temporária no Museu

A partir de 22 de maio, o Tour FC Porto (Museu + Estádio) partilha ainda mais objetos, imagens, documentos e outras curiosidades sobre o feito que continua a ser um rigoroso exclusivo dos Dragões na história do futebol português.

Nos 25 anos do Penta, o Museu Futebol Clube do Porto ativa ainda mais a memória da inédita e, até hoje, inimitável sequência de cinco títulos consecutivos de campeão português de futebol, consumada, matematicamente, pelo FC Porto em 22 de maio de 1999. A exposição temporária Porto Penta sublinha essa proeza e reforça, de forma circunstancial, o discurso expositivo permanente do Museu através de uma seleção de objetos, documentos, factos e outras curiosidades, onde cabe uma criação muito especial do consagrado escultor Zulmiro de Carvalho, saída da coleção privada do próprio artista para este evento.

A história do Penta também é exclusiva da cidade do Porto, que a viveu com intensidade, orgulho e alegria logo a partir do primeiro golo deste capítulo, apontado por Rui Filipe, médio falecido num acidente de viação em 1994. Como também passam 40 anos da entrada do jogador no clube, esta é uma oportunidade para recordar e exaltar a ligação do futebolista ao FC Porto, além de evocar outros protagonistas do Penta já desaparecidos.

Integrada no Tour FC Porto (Museu + Estádio) a partir do dia 22 de maio de 2024, data do 25.º aniversário da conquista selada em 1999, a exposição temporária Porto Penta convida a descobrir a impactante singularidade de um feito à moda do FC Porto e da cidade do Porto.

Publicar comentário