×

Novas edições de Orwell chegam às livrarias

Novas edições de Orwell chegam às livrarias

Alegorias perfeitas da sociedade de ontem e de hoje, 1984 e Quinta dos Animais, dois clássicos fundamentais de George Orwell, chegaram esta semana às livrarias, em dose dupla e à procura de novos leitores.

Pela Livros do Brasil, revela nota enviada às redações, estes títulos marcam o regresso de George Orwell à coleção Dois Mundos, onde no passado haviam já sido publicadas as obras Homenagem à Catalunha, A Filha de Um Reitor e O Vil Metal. De realçar o facto de a edição de Quinta dos Animais contar com prefácio exclusivo da autoria do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio. Tendo como tema central a construção de uma sociedade mais justa, esta história já teve direito a várias adaptações cinematográficas e televisivas, o mesmo acontecendo com 1984.

Com a chancela da Porto Editora, estas obras de Orwell levam a arte das ruas para as estantes e para as mãos de milhares de leitores. Os artistas urbanos Vhils e GonçaloMAR aceitaram o desafio de fazer as capas destes dois novos títulos da coleção Clássicos Hoje, cujo grafismo dá cor aos grandes títulos da literatura mundial e é a sua imagem de marca, sem esquecer uma tradução rigorosa dos textos.

Vhils ilustrou a capa do mítico 1984, onde Orwell previu o futuro, que é o nosso presente: uma sociedade em que se escondem verdades inconvenientes, como o controlo que a comunicação social e as redes sociais (o Grande Irmão?) exercem sobre as mentes e as vidas de todos.

GonçaloMAR deu cor à grande sátira em forma de fábula: Quinta dos Animais, também conhecida por O Triunfo dos Porcos, que nos conta a história dos animais da Quinta do Solar. O que começa por ser um grito de liberdade e justiça vai-se transformando progressivamente numa realidade inesperada e obscura…

A coleção Clássicos Hoje reúne alguns dos clássicos da literatura que mais apaixonaram os leitores até hoje. O resultado é uma coleção irreverente e irresistível que irá cativar leitores de todas as idades.

Publicar comentário