×

APCOI assinala Dia Mundial da Obesidade com lançamento de livro infantil

APCOI assinala Dia Mundial da Obesidade com lançamento de livro infantil

Para assinalar o Dia Mundial da Obesidade, que este ano comemora o 20º aniversário do reconhecimento como doença crónica em Portugal, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI)  vai lançar o livro “Mamã, o que é obesidade?” para inspirar e apoiar mães, pais e outros cuidadores a iniciar conversas importantes em família, sem estigma ou preconceito e baseadas no conhecimento científico mais atualizado sobre esta patologia, de forma simples e adequada a qualquer idade.

Refira-se que  o livro foi escrito por Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, em co-autoria com Catarina Beja e Marta Beja Coelho, mãe e filha, voluntárias na APCOI há vários anos, impulsionadas pela sua própria jornada de luta contra esta doença. O prefácio é assinado por Marta Ventura, jornalista e locutora de rádio, que viveu com obesidade durante toda a infância e que é hoje voz ativa na defesa desta causa. A obra conta, ainda, com revisão científica de pediatras, psicólogos e outros especialistas da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO).

Para Mário Silva, Presidente da APCOI, “mais do que um livro, esta iniciativa é uma campanha de sensibilização com uma missão educativa poderosa e por isso, vamos oferecer gratuitamente cópias deste livro a escolas de todos os distritos de Portugal, com o generoso apoio da Novo Nordisk como parceira principal e ainda com o apoio da Lilly, da Pfizer e da Boehringer Ingelheim.”

Sobre este apoio, Paula Barriga, Diretora-Geral da Novo Nordisk Portugal, salienta que “reduzir a curva de crescimento da obesidade infantil em Portugal passa por uma aposta inequívoca na prevenção, mas também pelo combate, desde muito cedo, do estigma e preconceito que persistem em relação a esta doença. Acreditamos que este é mais um projeto da APCOI que cumpre, de uma forma simples, original e didática, essa importante missão”.

O livro também estará à venda, no site da instituição cada compra reverte como donativo para as associações nacionais (ADEXO, APCOI e APOBARI), bem como para a coligação europeia de pacientes com obesidade (ECPO), apoiando, assim, sessões de leitura em escolas e outras iniciativas de educação sobre a doença em mais de 30 países europeus.

Amanhã, dia 2 de março às 15h00, realiza-se o lançamento do livro “Mamã, o que é obesidade?”. A sessão de leitura do conto será conduzida pela atriz e psicóloga Carla Andrino. Mais de 200 convidados vão participar numa cerimónia exclusiva que contará com a presença especial de Vicki Mooney, Diretora Executiva da ECPO.

Publicar comentário