×

Dança do Som# Legendary Tigerman

Dança do Som# Legendary Tigerman

legendary
Há músicas que passam por gerações e gerações. Outras caem no esquecimento. E ainda há aquelas que por terem tanto sucesso são reaproveitadas por inúmeros cantores. E a qual me refiro? “These Boots are made for Walking”. Essa mesmo. Nasceu com Nancy Sinatra, manteve-se com Jessica Simpson e tornou-se uma mulherzinha com o one man band português. O senhor do blues. O líder da guitarra, bateria e Kazoo. Legendary Tigerman.

Por Ana Luísa Silva
Explorando as margens dos blues electrificados, com uma atitude de tipo durão e com a guitarra a transbordar de soul, Paulo Furtado anda a quebrar corações de miúdos e graúdos desde 2002.
 
“Femina”, o novo álbum do “legendário”, assombrado alter-ego de Paulo Furtado, traz-nos esta e muitas outras músicas acompanhadas pelas mais variadas artistas femininas de todo o panorama musical internacional.
 
Não fosse ele um Don Juan, este álbum não documentaria os inúmeros encontros femininos que manteve. Asia Argento, Peaches, Becky Lee, Rita Redshoes, Lisa Kekaula (The Bellrays), Mafalda Nascimento, Cibelle e Maria de Medeiros foram as escolhidas. Mas acalmem-se. Com tanto mulherio no meio, o nosso Tigerman continua a ser um one-man band como ainda não se vê por terras lusas.
 
Femina foi a concretização de uma serie de fantasias estéticas e Paulo Furtado caracteriza este álbum como uma ideia difusa de mulher, mas com alvos muito concretos. Muitas canções foram escritas pelo próprio e directamente para cada uma das senhoras. Contudo, há aquelas mais famosas, que foram eleitas a dedo para serem interpretadas pelas mais belas vozes femininas. E uma das escolhidas foi precisamente e portuguesa mais internacional: Maria de Medeiros.
 
Com um vídeo que faz lembrar o cinema antigo, a roçar no estilo de “Charlie Chaplin” a rodagem do mesmo passa-se num picadeiro onde Medeiros se passeia montada num cavalo. A sua voz de menina pequena e inocente encaixa que nem uma luva em toda a montagem feita por Furtado. A letra, essa, assume um tom desafiante quando proferida por uma das “Feminas”.
 
O Legendary Tigerman está para ficar. Ele que prepare as botas. Aquelas botas que servem para ele andar sempre a caminho do bom porto.

Are you ready boots? Start walkin’!

Publicar comentário