×

Michael Hutchence: Just a Man [Arquivo]

Michael Hutchence: Just a Man [Arquivo]

Era o grande frontman dos INXS, tornando-se conhecido pelo seu talento e jeito sexy. No entanto, por detrás da ribalta vivia um homem tímido e com problemas emocionais que o conduziram ao suicídio. Tinha 37 anos. 16 anos volvidos após a sua morte, recordamos este ícone da década de 80.

Por Irene Mónica Leite

Publicado em Novembro de 2013

Michael Hutchence nasceu em Lane Coast, Sydney. Aos quatro anos,  foi para Hong Kong com a família, estudando na escola King George V School.

O encontro com Andrew Farriss

Alguns anos depois, a família retornou à Austrália. Durante uma discussão na escola, Hutchence conheceu Andrew Farriss começando a desenhar-se aí o início de uma sólida amizade. Mais ou menos na mesma época, os pais de Michael divorciaram-se, e o jovem morou nos EUA com a mãe. Retornando à Austrália, Michael conheceu o resto da família Farriss, que tinha uma banda chamada Farriss Brothers: Andrew, Tim e Jon. Quando a banda mudou para o nome permanente, INXS, ganhou os restantes membros: Garry Gary Beers nos baixos e sax, guitarra para Kirk Pengilly. Em 1980 a banda gravou o primeiro álbum, INXS, com muita new wave à mistura. O primeiro single foi “Simple Simon”, seguido pelo primeiro hit “Just Keep Walking”, representados por um jovem promissor, Hutchence.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=QtQLq-wInsA]

O primeiro sucesso com Original Sin

Michael e Andrew eram a dupla “maravilha” das letras dos INXS. Durante a década de 80, a ascensão do grupo era notória, não só na Austrália, mas pelo mundo todo. O tema “Original Sin” catapultou o grupo para o sucesso internacional.

Michael ganhava destaque cada vez mais, devido ao seu talento, beleza e carisma. Mas quem conhecia Hutchence intimamente, insistia que o músico era uma pessoa insegura em relação ao seu visual e até mesmo tímido. Com o sucesso a alastrar-se chegou a ser comparado a Jim Morrisson e Mick Jagger devido ao sex appeal e presença de palco.

Os media já não largavam Hutchence. No entanto, o músico sempre foi unido à sua banda recusando, inclusive, algumas vezes propostas de revistas para tema de capa por ter sido chamado sem a banda. Em 1986 gravou o filme Dogs in Space, lançado em DVD em 2009.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=DpPWge2madA]

Kick: a fama mundial

Em 1987 o album Kick explodiu no mundo todo devido a temas como “Never Tear us Apart”, “New Sensation” e “Need You Tonight”.

giphy

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_VU9DjQpvMQ]

Logo após o álbum que lançou em definitivo INXS para o reconhecimento mundial, Michael partiu para a carreira musical a solo, sem abandonar a banda. O projecto, chamado Max Q, de carácter experimental, pouco lembrava os INXS. Mas tinha a sua qualidade.

Em 1990 Michael mais uma vez abraçou a sétima arte, participando no filme Frankenstein Unbound, no papel de Percy Shelley.

Depois do grande sucesso do álbum Kick, os fãs estavam cada vez mais exigentes com o trabalho da banda. O grupo lançava o registo “X”, destacando-se os temas “Suicide Blonde” e “Disappear”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=qKAa20ukR-s]

Os namoros

Nos inícios dos anos 90 Michael iniciava o namoro com a cantora pop Kylie Minogue.

kyle

Em meados de 1992, a relação entre Michael e Kylie começou a correr mal, o que levou Hutchence a procurar um novo romance, desta vez com a modelo Helena Christensen. Em 92, Michael sofreu um grave acidente enquanto andava de bicicleta na Dinamarca. Um táxi atropelou a voz de “never tear us apart” e o músico bateu com a cabeça na calçada: como consequência perdeu o olfacto e parte do paladar, recuperando apenas uma pequena percentagem ao longo dos anos. Foi nesta fase que Hutchence iniciou o uso de antidepressivos.

Os media acompanhavam a curva descendente da banda. Seguiram-se os álbuns”Welcome to Wherever You Are” e “Full Moon Dirty Hearts”. Em 1994, após três álbuns de estúdio pós-Kick, o grupo lançava o registo, “The Greatest Hits”.

O romance com Paula Yates

Michael participou do programa “Big Breakfast” no mesmo ano, onde os convidados eram entrevistados na cama pela apresentadora Paula Yates. O que aparentemente era mais uma entrevista de Paula, tornou-se no início de uma louca história de amor.

h

O romance entre os dois teve destaque nos media quando os dois foram surpreendidos num hotel pelos paparazzis.

De namoro assumido, Paula pediu o divórcio do marido e a guarda das três filhas: Peaches, Pixie e Fifi Geldof. Em 1995, o casal divulgou que Paula estava grávida da primeira filha do casal. Heavenly Hiraani Tiger Lily Hutchence nasceu no dia 22 de Julho de 1996, em Londres. Michael estava feliz com a nova fase, mas os outros problemas de sua vida pessoal não desapareceram.

O novo álbum dos INXS, “Elegantly Wasted” já não apresentava a mesma pujança, comparando com os álbuns anteriores. A banda estava prestes a entrar numa turné mundial e Michael não estava preparado, devido à sua vida pessoal que ganhava cada vez mais destaque nos tablóides britânicos.

Ao mesmo tempo Michael também gravava o seu álbum solo com Andy Gill e pensava seguir a carreira de actor.

O uso de fortes antidepressivos, drogas e álcool deixou Michael alterado na noite de 21 de Novembro de 1997. Após se divertir com alguns amigos, voltou ao hotel sozinho e iniciou algumas ligações. A primeira foi a Martha Trump, empresária dos INXS. Michael, aparentemente a chorar, gravou uma mensagem a dizer que não aguentava mais, e que não queria fazer a turné de 20 anos da banda. Ao conversar com Paula, ficou a saber que Geldof não havia autorizado que as crianças fossem à Austrália para o final de ano. Paula informou que não poderia ir à Austrália sem as suas filhas, negando também levar Tiger, filha do casal, que Michael não via há quatro meses. Alterado, Michael informou que ligaria para Bob Geldof, supondo-se que os dois tenham discutido.

Foi uma camareira que abriu a porta e encontrou Michael sem vida, na manhã de 22 de novembro de 1997. O icónico músico morreu enforcado com o próprio cinto preso à maçaneta da porta. Apesar de suspeita de asfixia auto-erótica, a versão oficial diz que ele se enforcou com um cinto.

O caixão de Michael foi coberto por flores (Iris) e uma única “tigerlily” (lírio), representando a filha. O músico foi cremado, e parte das cinzas foram espalhadas em Sydney.

Entretanto, Paula perdeu a guarda das filhas para Bob. Pouco tempo depois tentou o suicídio, e foi para uma clínica de reabilitação, onde recebia visita das filhas. Paula baptizou Tiger na Austrália, mas não tinha um bom relacionamento com parte da família Hutchence. No dia 17 de Setembro de 2000, Paula foi encontrada morta pela própria filha, Tiger Lily, de quatro anos. Paula morreu de overdose. Após o ocorrido, Tiger provisoriamente foi morar com Bob Geldof e as três irmãs. Apesar das tentativas na justiça de ganhar a guarda da menina, a família Hutchence acabou por perder.

Os INXS seguiram carreira com vários cantores após Michael, entre eles Terence Trent D’arby e Jon Stevens. JD Fortune foi escolhido no reality show “Rockstar”, mas em 2009 JD foi “demitido”. O facto é que o grupo sobrevivente nunca mais conseguiu o sucesso atingido com Michael. Fica a memória.

Publicar comentário