×

O Lobijovem (1985)

O Lobijovem (1985)

Teen wolf é um aparente filme inofensivo sobre a adolescência nos anos 80. Mas ao assistirmos à pelicula com um olhar mais demorado , notamos que a intenção é verdadeiramente filosófica. Vejam porquê.

Texto/Irene Mónica Leite

O filme aborda a vida de Scott Howard (Michael J. Fox), um adolescente de comédia e fantasia de 1985, dirigido por Rod Daniel e protagonizado por Michael J.Fox.

Aos dezassete anos, o estudante Scott Howard deseja apenas ser alguém especial e reconhecido pelos colegas e raparigas populares. O seu pai (James Hampton) possui uma loja de ferragens.

Scott joga basquete para os Beavers, a equipa da sua escola que já não ganha um jogo há três anos. A “menina dos seus sonhos”, Pamela Wells (Lorie Griffin), namora Mick McAllister (Mark Arnold), um grandalhão que joga para a equipa de uma escola adversária, os Dragons.

Após perder mais um jogo, Scott começa a notar e a não saber lidar com as estranhas mudanças no seu corpo. Durante uma festa, as mudanças continuam a acontecer e Scott volta para casa, se tranca no banheiro, e passa por uma mudança completa, tornando-se um lobisomem. O seu pai, presente, revela-lhe então que ele descende de uma linhagem de lobisomens.

Durante o próximo jogo, Scott acidentalmente transforma-se durante a partida, revelando assim o seu segredo para o público. Após o susto inicial, a multidão começa a apoiar o lobisomem que impressiona a todos com as suas habilidades no desporto.

Em Portugal, o filme recebeu o título “Lobijovem”, um neologismo por aglutinação calcado na palavra “lobisomem”.

A verdadeira mensagem

O filme aborda a importância de sermos nós mesmos. Não é de todo positivo anularmos o nosso eu para a aceitação da sociedade.

Devemos preservar quem nos aceita e apoia como nós somos, mesmo com defeitos. No filme, Scott apercebe-se que estava a esforçar-se para ser aceite e a sua forma como Lobo era a única maneira de atrair atenções.

Outra lição adjacente ao filme é a de que devemos enfrentar os nossos medos. Scott escondeu-se na figura do “lobijovem” para conquistar atenções e marcar pontos no basquetebol.

Já os amigos que faziam parte da equipa já se encontravam resignados com o fracasso. E no fim lutaram contra esse sistema e venceram.

E claro, não esquecer uma das cenas mais épicas da pelicula:

Publicar comentário