×

Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso em Gaia

Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso em Gaia

Galerias Diogo de Macedo abrem as suas portas a 24 de abril para uma reveladora exposição de desenhos e caricaturas de Amadeo, patente ao público até ao dia 17 de julho.

Vila Nova de Gaia acolhe uma seleção de desenhos do génio do modernismo europeu, trabalhos muito raramente expostos e que refletem a importância do desenho e, em particular, da caricatura, como processo fundador da identidade artística de Amadeo de Souza-Cardoso.

Incompreendido em Portugal, pelo seu espírito livre e vanguardista, na Paris do início do século XX, Amadeo integrava um extraordinário círculo de artistas, desenvolvendo uma grande cumplicidade artística e vivencial com Amedeo Modigliani, a quem é atribuída a obra “Caryatide”, que faz parte da coleção da Casa-Museu Teixeira Lopes e que será exibida nesta exposição, em diálogo com desenhos de figuras femininas do pintor amarantino, revela nota enviada às redações.

Fruto de uma parceria promovida pelo Município de Gaia com o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante) e com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, esta exposição surge na continuação de uma estratégia de dinamização cultural, trazendo à cidade de Gaia a obra dos Grandes das artes, como foi o caso de Cruzeiro Seixas, Paula Rego ou Vieira da Silva, entre outros.

Especialista na vida e obra de Amadeo, a investigadora Catarina Alfaro assume a curadoria de “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” com o propósito de ajudar o visitante a compreender o singular percurso de um artista que não via diferença entre as diferentes técnicas usadas e para quem o desenho e a caricatura de retrato foram sempre o meio por excelência para a observação social e a incansável experimentação, que caracterizou a sua carreira. Um núcleo de desenhos, onde se inclui alguns originais do catálogo XX Dessins ficará patente na Sala Aureliano Lima das Galerias Diogo de Macedo, enquanto a Sala Branca é dedicada à Biografia e à atividade de caricaturista. Na Sala Negra, haverá lugar à projeção do documentário “Amadeo de Souza Cardoso – Le Dernier secret de l’art moderne”, de Christophe Fonseca.

À semelhança das anteriores exposições realizadas nas Galerias Diogo de Macedo, “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” será acompanhada da edição de um livro catálogo, que contará com os contributos da curadoria e da investigadora Leonor de Oliveira. Durante o período da exposição terão lugar algumas atividades, nomeadamente, a realização de visitas comentadas, nos dias 8, 15 e 29 de maio, às 11 horas (inscrições através do e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt).

Refira-se que a  exposição “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” fica patente ao público na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo entre 24 de abril e 17 de julho de 2021, podendo ser visitada de terça a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 12h30. Encerra no dia 1 de maio.

Publicar comentário