×

Visita Passeio a Lisboa com Fernando Pessoa

Visita Passeio a Lisboa com Fernando Pessoa

No Dia do Autor Português, dia 22 de maio, COOLture Tours – História com vida apresenta uma nova visita-passeio, ao ar-livre, por Lisboa: À procura de Pessoa em Lisboa.


Destinada a famílias com crianças (+6 anos), famílias e escolas, neste passeio por Lisboa, Coolture Tours propõe uma introdução à obra do maior escritor português do séc. XX contada de uma forma cativante, estimulante e divertida para miúdos e graúdos. “Para os miúdos será uma introdução a Pessoa, para os graúdos um reencontro com a sua vastíssima e rica obra” – destaca Felisa Pérez, fundadora do projeto que desde 2017 interpreta personagens da História e Literatura portuguesas na primeira pessoa.

Felisa Pérez conta como esta ideia apareceu: “Há precisamente um ano atrás, Tomás Curveira, ator que interpreta Fernão de Magalhães nas visitas encenadas e apresentações em escolas da Coolture Tours, ligou-me com esta proposta. Fiquei logo radiante! Desde então, não parámos de construir. Espero que a experiência corresponda ao que temos investido nela, sobretudo o Tomás que teve de cortar a sua barba de Fernão de Magalhães. Espero que o Tomás fique Pessoa durante muito, muito tempo
(risos)”.


Refira-se que o passeio vai ter início no Largo de São Carlos, frente ao edifício onde Fernando Pessoa nasceu, e continua pelo Chiado e Baixa.

Ao longo da visita, para além de apontamentos sobre a história de Lisboa e a vida do Autor, serão declamados versos da sua Poesia. Desde o primeiro poema escrito por Fernando Pessoa aos 7 anos de idade, dedicado à sua Mãe, ao “Sino da minha Aldeia”, às “Canções para acordar crianças (poemas para Lili)”, entre muitos outros. Mas a visita não se esgota aqui.

Segundo a historiadora Felisa Pérez, (…) “este passeio tem também o propósito de aproximar as crianças – de uma forma divertida – com a obra de Pessoa, nomeadamente trabalhando o tema dos afetos e das múltiplas personalidades que convivem em nós, simplificando o universo da heteronímia pessoana”.

“Um dos textos que mais gosto de Pessoa é a carta onde relata a Adolfo Casais Monteiro a origem dos heterónimos. Como o próprio destaca nessa Carta, todas as crianças constroem personagens imaginárias à sua volta. O que vamos articular com os mais novos é a aproximação dos principais heterónimos de Pessoa, aos afetos. Os afetos é um tema trabalhado desde a Infância, com educadores e psicólogos infantis, e em belíssimas histórias que integram atualmente os currículos escolares e o Plano Nacional de Leitura. Os heterónimos podem parecer complicados de explicar aos mais novos, mas se os associarmos aos afetos que as crianças conhecem, acredito que facilita. Não se espantem, por isso, se, – ao longo do passeio – aparecer um Álvaro de Campos acelerado, um Ricardo Reis esotérico ou um “Guardador de Rebanhos”.

“Acredito que esta visita será uma forma de cativar as crianças para a leitura de Pessoa. Tenho 3 filhos, e os de 5 e 8 anos pedem-me várias vezes para lhes ler poemas e mais sobre a vida e obra de Fernando Pessoa” – conclui Felisa Pérez.

Publicar comentário