×

6ª edição Open House Porto regressa nos dias 3 e 4 de julho

6ª edição Open House Porto regressa nos dias 3 e 4 de julho

Depois de um ano de pausa por imposição pandémica, o Open House Porto (OHP) regressa numa versão adaptada que pretende celebrar a relação dos cidadãos com o espaço público.

Serão dois dias de visitas, no fim de semana de 3 e 4 de julho, num formato ainda condicionado pelas restrições impostas pela pandemia, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.

Excecionalmente, refere nota enviada às redações, este ano a seleção dos espaços fica ao critério da organização da Casa da Arquitectura em conjunto com as autarquias parceiras.

No ano em que a cidade da Maia se estreia no Open House Porto, emparceirando com Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o OHP vai decorrer em quatro locais de cada município, num total de 16 espaços.

Tendo como mote o conceito “Espaços para Respirar”, a 6ª edição OHP é simultaneamente condicionada e inspirada pela pandemia que pretende não só celebrar esse território redescoberto por muitos durante os confinamentos, como realçar a importância da existência de espaços públicos de qualidade no meio urbano.

A página oficial desta 6ª edição Open House Porto já se encontra online para consulta, com o Roteiro e o Programa Paralelo associado. Todas as visitas requerem reserva que ficará disponível para submissão no dia 30 de junho, às 19h00, no site openhouseporto.com

A pandemia gerou um novo olhar dos cidadãos sobre o espaço público em todas as suas dimensões, fossem elas as versões exteriores das cidades, como as avenidas, praças, jardins, públicos e privados, fossem os parques urbanos ou as marginais amplas, transformando-os nos únicos espaços de fuga acessíveis à claustrofobia do confinamento.

A expressão “ar livre” ganhou, portanto, um sentido mais literal no tempo que agora vivemos em que assistimos a um verdadeiro renascimento da importância destes territórios e a uma renovada apropriação por parte de todos os que passaram a incluí-los nas suas rotinas de vida.

Nesta edição vamos visitar, na companhia de vários especialistas, quatro espaços exteriores em cada uma das quatro cidades Open House Porto, num roteiro que percorre quintas, jardins, parques, mas também espaços urbanos enraizados na malha urbana.

Todas as visitas serão como habitualmente gratuitas e, pela primeira vez, todas contam com a presença de especialistas convidados de diversas áreas de formação que oferecerão um olhar suplementar e aprofundado sobre os espaços incluídos no roteiro deste ano.

O OHP’21 vai oferecer um itinerário de homenagem aos espaços comunitários de fruição pública e uso coletivo, à sua afirmação e importância crescentes nas cidades contemporâneas.

Este roteiro é acompanhado pelo Programa Caleidoscópio, que propõe um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.

Publicar comentário