×

Armazém22 lança novo eixo de programação online e digital

Armazém22 lança novo eixo de programação online e digital

Em tempo de pandemia, o Armazém22, em Gaia, está a reforçar a sua oferta de conteúdos digitais, levando a Cultura até à casa das pessoas. Entre julho de 2021 e janeiro de 2022, serão gravados e transmitidos digitalmente os vários espectáculos de acolhimento presencial do Armazém22 no âmbito do ESPAÇO ALTERNATIVO+, o novo eixo de intervenção online e digital de acolhimento de estruturas ou artistas nacionais e internacionais.

De acordo com nota enviada às redações, este projecto irá permitir a criação de 9 objectos videográficos nas áreas de Teatro, Dança e Música contemporânea, que podem ser vistos online na plataforma Ticket Line Live Stage cerca de um mês após as apresentações presenciais, sendo posteriormente fornecidos às companhias como meio de capacitação digital e promoção de comunicação.

Até ao final do ano, o Espaço Alternativo+ vai transmitir espectáculos de estruturas como Momento Artistas Independentes (Dilúvio), Kale Companhia de Dança (Encontro, com coreografias de Helder Seabra, Christine Hassid e OSA MUJICA), Festival Súbito (a designar), Borealis Ensemble (Música Nova para Instrumentos Antigos), Hotel Europa (Amores de Leste), Colectivo Espaço Invisível (Montanha Pluma Negra), Purga Associação Cultural (Longue Marche) e Joana Couto (Sinto Muito).

O projecto Espaço Alternativo+ está inserido no programa Garantir Cultura, uma iniciativa da República Portuguesa – Ministério da Cultura que tem como objectivo promover a manutenção da actividade das salas de espectáculo; atenuar o impacto do contexto pandémico no tecido artístico e cultural português e apoiar o aumento das carreiras e a sua concretização em condições de segurança sanitária, compensando a perda de receitas e o aumento de encargos ao nível do trabalho artístico e cultural decorrentes das restrições resultantes da pandemia da doença COVID-19.

A abertura do Armazém22 às potencialidades da digitalização permite capacitar e habilitar a própria estrutura, enquanto espaço físico e humano, para esta necessidade estratégica de presença consciente no meio digital, descobrindo novas formas de complementação e suporte às estruturas acolhidas. A disponibilização dos espectáculos online tem também como objectivo o aumento do número de espectadores por projecto, alargando o seu actual público.

Refira-se que o primeiro espectáculo a ser transmitido online entre os próximos dias 14 e 18 de Julho é “Dilúvio”, do Momento Artistas Independentes, uma criação de Diogo Freitas, a partir de Ilhas e Noé de Ricardo Neves-Neves.

Publicar comentário