×

Oito anos de Museu com setembro em cheio!

Oito anos de Museu com setembro em cheio!

Campanhas no Tour FC Porto, novas exposições temporárias, oficinas para famílias, música e contos infantis, Dia Mundial do Turismo e arte no Espaço João Espregueira Mendes no mês de aniversário do Museu e do FC Porto!

De acordo com nota enviada às redações, a 8.º programação e as campanhas do mês proporcionam oportunidades imperdíveis de conhecer a história do clube, descobrir memória da cidade do Porto, visitar exposições temporárias e participar em eventos pedagógicos e muito divertidos para toda a família. Tudo isto sem esquecer o Espaço João Espregueira Mendes, onde também há arte com assinatura de referência.

O Tour FC Porto (Museu + Estádio) assinala o regresso às aulas com um período alargado das visitas a 5 euros do Dia do Estudante (dias 1 a 13). A promoção destina-se a alunos de instituições de ensino nacionais e é preciso fazer prova de condição com o cartão de estudante (ano letivo 2021/22), ou documento similar, para beneficiar deste preço sensacional e único.

Mais à frente, entre os dias 25 e 28 de setembro, o 8.º aniversário do Museu inspira uma campanha ‘4 por 3’. Ou seja, na compra de quatro bilhetes Tour FC Porto, um deles é oferta, e aqui está uma excelente razão para viver em família, ou em grupo de amigos, a experiência da descoberta da história conjunta do clube e da cidade, quando também passam 128 anos desde a fundação do FC Porto!

Refira -se que no auditório do Museu, o espetáculo Bandas Sonoras, da Música para Dragõezinhos (dia 12), e o conto A Varinha Quebrada!, das Histórias com Magia para Dragõezinhos (dia 18) são eventos de sucesso para crianças, sem excluir os adultos. O mesmo aplica-se à oficina criativa Momentos de Celebração (dia 26), na Terra do Dragão – espaço do Serviço Educativo – e a espreitar para o duplo aniversário do Museu e do FC Porto no dia 28 de setembro.

Até à data mais azul e branca de todas ainda há lugar a outros destaques. No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021 – Património Inclusivo e Diversificado, é inaugurada a mostra Traços E Cores Que Contam Histórias (dias 24 a 30), que resulta de uma parceria do Museu FC Porto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia – de forma mais concreta, através da Gaiurb, EM –, e pode ser visitada no Hall do Museu. Entretanto, e como sempre, o Dia Mundial do Turismo (dia 27) faz parte da agenda do Museu, que é membro associado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

No dia 28 de setembro, finalmente, o 8.º aniversário do Museu vai chegar como o dia especial que representa. Uma Visita Orientada à exposição permanente e a abertura ao público da exposição temporária Os Invisíveis (Sala Multiusos, entrada livre) fazem parte dos momentos de celebração, a que se junta a oficina aberta Do Imaginário: Peças Aleatórias, evento com ligação ao Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), onde é possível descobrir a arte contemporânea de O Relato, que também transporta o visitante por curiosas dimensões do universo portista.

A propósito, saiba ainda que este primeiro trabalho encomendado para o EJEM vai precipitar mais Uma Conversa Entre… (dia 30) o curador e programador Miguel von Hafe Pérez e Fernando José Pereira, referência na arte nacional, reconhecido pelo percurso académico como professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e autor de O Relato. Tal como a exposição, o evento é de entrada livre.

Publicar comentário