Detetive Poirot a protagonizar no Fox Movies
No mês de outubro, o FOX Movies é o palco de alguns dos famosos crimes da literatura policial, num especial dedicado a um dos mais enigmáticos detetives da história, o detetive belga Hercule Poirot, protagonista nos romances policiais de Agatha Christie.
O detetive Poirot é uma personagem icónica e extremamente extravagante – é facilmente reconhecido pelo seu bigode e aparência elegante e sempre impecável. O detetive é fã da ordem e confia nos seus métodos para resolver os crimes com que se depara no seu dia a dia. Ao contrário dos seus colegas, que apenas se baseiam em pegadas e impressões digitais para fazerem o seu trabalho, Poirot vai mais além e utiliza a psicologia humana e os métodos de dedução como o seu maior trunfo para desvendar os casos mais impossíveis.
Este especial de programação dedicado ao crime conta com a estreia dos filmes “Um Crime no Expresso do Oriente”, “Morte no Nilo” e “Morte ao Sol”, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, às 21h15, respetivamente.
“UM CRIME NO EXPRESSO DO ORIENTE”
ESTREIA: SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, ÀS 21H15
Esta é uma das mais célebres, e também mais populares adaptações de romances de Agatha Christie. “Um Crime no Expresso do Oriente” conta com um elenco de luxo, liderado por Albert Finney, sob a realização de Sidney Lumet. O famoso detetive belga, Hercule Poirot (Albert Finney), tinha acabado de resolver um caso em Istambul e regressava a Londres a bordo do luxuoso Expresso do Oriente. De repente, o comboio é obrigado a fazer uma paragem devido a um desmoronamento de pedras, que bloqueia a via férrea. O comboio fica parado. Ninguém entra ou sai e, quando um homem aparece assassinado no seu compartimento, com nove punhaladas, uma coisa é certa: o assassino está entre os passageiros e compete a Poirot descobrir o verdadeiro culpado, num comboio onde todos são suspeitos.
Este clássico venceu um Oscar na categoria de melhor atriz secundária, com a prestação de Ingrid Bergman e outros três BAFTA, nas categorias de melhor ator secundário, para John Gielgud, melhor atriz secundária, novamente para Ingrid Bergman e ainda melhor banda sonora.
“MORTE NO NILO”
ESTREIA: DOMINGO, DIA 4 DE OUTUBRO, ÀS 21H15
Peter Ustinov substitui Albert Finney no papel de Hercule Poirot, depois de “Um Crime no Expresso do Oriente”, de 1974. “Morte no Nilo” foi a adaptação da obra de Agatha Christie que se seguiu, com a realização de John Guillermin, passada a bordo de um luxuoso navio fluvial num cruzeiro pelo rio Nilo. Hercule Poirot e o seu companheiro (David Niven) encontram-se, juntamente com mais 10 pessoas, a bordo do Karnak, que navega pelas águas tranquilas do Nilo. O detetive belga é obrigado, mais uma vez, a entrar em ação e a resolver um mistério quando, uma rica e desprezível herdeira norte-americana (Lois Chiles) aparece morta. Não faltam suspeitos, mas estes vão diminuindo à medida que começam também a aparecer mais mortos. Esta adaptação de Agatha Christie venceu um Oscar na categoria de melhor guarda-roupa, para Anthony Powell.
“MORTE AO SOL”
ESTREIA: SEGUNDA-FEIRA, DIA 5 DE OUTUBRO, ÀS 21H15
O detetive Poirot (Peter Ustinov) vai de férias para um elegante hotel numa ilha na costa sul de Devon. Aí, Poirot, irá ter que investigar a morte de Arlena Stuart (Diana Rigg), uma atriz, mulher de Kenneth Marshall (Denis Quilley), cujo corpo é encontrado na praia. Poirot começa a interrogar todos os hóspedes do hotel… Alguns deles têm boas razões para desejar a morte de Arlena, desde o marido enganado, ao filho adolescente e à ciumenta Christine (Jane Birkin). Com a ajuda de alguns inspetores, Poirot descobre onde todos os suspeitos estavam na hora em que o crime ocorreu. Com o seu extraordinário poder de observação e conhecimento da natureza humana, desvenda, assim, um dos mais intrigantes casos da sua carreira.
Publicar comentário