×

Exposição de um dos maiores ilustradores do mundo de jogos de tabuleiro no Estação Viana Shopping

Exposição de um dos maiores ilustradores do mundo de jogos de tabuleiro no Estação Viana Shopping

Até 2 de novembro, o Estação Viana Shopping tem patente uma exposição assinada por Mihajlo Dimitrievski, um dos maiores ilustradores do mundo de jogos de tabuleiro. São várias ilustrações localizadas no Piso 2 do centro comercial, numa mostra de visita gratuita que integra o “Pulsar Viana”, o reconhecido programa cultural do Estação Viana Shopping para promoção da arte, tradição e cultura da região.

Além de ilustrações de jogos de tabuleiro, a exposição do artista, também conhecido por Mico, inclui componentes dos jogos ilustradas e miniaturas pintadas numa espécie de mini galeria patente no Piso 2 do centro comercial.

Em diferentes formatos e com variadas surpresas, ninguém ficará indiferente a estas obras de arte. A “Arte nos Jogos de Tabuleiro” é promovida pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com quem o artista tem vindo a colaborar há vários anos. A ArtMatriz é uma das entidades selecionadas da convocatória aberta às áreas criativa e da cultura (uma bolsa de apoio à comunidade local) lançada pelos centros geridos pela Sonae Sierra, na qual o Estação Viana Shopping recebeu 53 propostas diferentes de artistas locais. Para José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping, “dar continuidade ao programa do ‘Pulsar Viana’, que é acolhido com tanto carinho pelos vianenses, reforça o nosso compromisso de apoio à cultura, um setor especialmente fragilizado neste momento. Queremos continuar a dar a conhecer os nossos artistas e entidades culturais e o que de melhor se faz na região”.

Citando a nota enviada às redações, esta mostra patente no Estação Viana Shopping coincide com o evento VIACON – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos, que decorre em Viana do Castelo nos dias 2 e 3 de outubro. O “Pulsar Viana” vem reforçar o apoio do Estação Viana à cultura, enquanto agregador do que de mais notável acontece na região tendo, nas quatro edições anteriores, promovido um total de 18 eventos culturais. Este programa está integrado no “Cultura no Centro”, o projeto dos centros geridos pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural.

Sobre Mihajlo Dimitrievski Mihajlo Dimitrievski, também conhecido por Mico, nasceu e vive em Bitola, na Macedónia, em 1978. Desde jovem que se interessa por desenho e banda desenhada, tendo trabalhado como freelancer durante quase toda a sua carreira, exceto os anos em que foi ilustrador na agência de publicidade Idea Plus DDB, em Skopje. Atualmente, trabalha com as principais agências de publicidade dos Balcãs. É diretor de arte no primeiro filme de animação 2D da Macedónia, “Jon Vardar vs the Galaxy” e no projeto infantil “Svetot na Bibi” (desenhos, brinquedos e livros didáticos). Além disso, conta no seu currículo com a ilustração de jogos de tabuleiro, jogos de carta, videojogos e banda desenhada. Sobre o Estação Viana Shopping Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral.

Com 88 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento.

O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.

Publicar comentário