Vacina é a palavra do ano de 2021
Já é conhecida a palavra do ano 2021, eleita através do site www.palavradoano.pt, durante todo o mês de dezembro: “vacina” foi a escolhida dos portugueses, com 45% dos votos (cerca de 15 mil).
De acordo com nota enviada às redações, a vacinação contra a COVID-19 marcou o ano de 2021, não só pelo sucesso do processo que colocou Portugal num lugar cimeiro a nível mundial, mas também porque permitiu a redução do número de vítimas da doença e o alívio das restrições a que os portugueses foram sujeitos.
Em segundo lugar ficou “resiliência”, que conquistou 30% dos votos, e a fechar o pódio surge “teletrabalho”, que arrecadou 9% da votação. Seguem-se as palavras “bazuca”, “criptomoeda”, “podcast”, “orçamento”, “mobilidade”, “apagão” e “moratória”, com as seguintes percentagens de votos:
vacina — 45,4%
resiliência — 30,5%
teletrabalho — 9,2%
bazuca — 6,5%
criptomoeda — 2,9%
podcast — 1,9%
orçamento — 1,4%
mobilidade — 0,9%
apagão — 0,7%
moratória — 0,6%
Refira-se que no anúncio da Palavra do Ano estiveram presentes duas personalidades que representam as palavras mais votadas e que reuniram 75% dos votos: António Sarmento, diretor do Serviço de Infecciologia, e Nelson Pereira, diretor da UAG da Urgência e Medicina Intensiva, ambos do Centro Hospitalar Universitário São João.
Para António Sarmento, primeiro vacinado em Portugal, não há surpresa nesta escolha dos portugueses e salientou a importância da iniciativa como reflexo do quotidiano da sociedade: «não me admira nada que tenha sido esta a palavra escolhida e isto também serve para auscultar o nosso “sentir” e o “sentir” de um povo é sempre uma coisa muito importante».
Foram cerca de 35 mil os votos na Palavra do Ano 2021, o que demonstra a importância desta iniciativa que reflete os principais acontecimentos e factos que marcaram o ano em Portugal. Através dela, a Porto Editora e a infopedia.pt pretendem sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, acentuando, assim, o poder das palavras, que refletem o quotidiano da nossa sociedade em cada ano: os factos, os hábitos, os acontecimentos, as tendências e as preocupações coletivas.
Publicar comentário