×

Dia Mundial do Autismo: Coliseu Porto Ageas vai ter Sessões Descontraídas

Dia Mundial do Autismo: Coliseu Porto Ageas vai ter Sessões Descontraídas

Por ocasião do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinalou este sábado, dia 2 de abril, o Coliseu lançou o projeto “Coliseu + Inclusivo”, com o objetivo de promover o acesso físico, social e intelectual a todos os públicos, em parceria com a Acesso Cultura. O primeiro passo é a adaptação dos icónicos Concertos Promenade em Sessões Descontraídas.

De acordo com nota enviada às redações, as Sessões Descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural inclusivas, que se adaptam a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído: pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista, alterações sensoriais ou de comunicação, assim como famílias com crianças pequenas.

As Sessões Descontraídas decorrem numa atmosfera mais informal e acolhedora, com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na sala. Podem ainda implicar pequenos ajustes no espectáculo (iluminação, som, etc.) e no acolhimento do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades. Adquirem também uma valência formativa, uma vez que se permite a estas pessoas poderem experienciar a cultura em ambiente seguro, e perceberem se podem frequentar outras sessões sem serem descontraídas.

“Com este projeto, o Coliseu afirma-se cada vez mais como o espaço que queremos que seja: democrático, inclusivo, aberto e acessível para todos”, explica Mónica Guerreiro, presidente do Coliseu Porto Ageas. “À diversidade da programação, de todos os géneros artísticos para todas as idades, queremos somar a acessibilidade – física, áudio-descrição, língua gestual portuguesa e sessões descontraídas – porque só com ela é possível uma participação cultural plena.” No ano passado, o Coliseu recebeu pela primeira vez a Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara e ainda a Menção Honrosa – Acesso Social.

Na adaptação dos Concertos Promenade em Sessão Descontraída, toda a equipa do Coliseu teve formação especializada com a Acesso Cultura, nomeadamente na vertente de acolhimento do público, para melhor responder às necessidades.

Para além da disponibilização, quando solicitado, de auscultadores “bloqueadores de volume”, e da possibilidade de uma experiência multissensorial de contacto com os músicos e os seus instrumentos, foi também criada uma Sala de Conforto / quiet room. Está equipada com mobiliário de descanso e materiais promotores de regulação sensorial para acolher espectadores que possam apresentar, por exemplo, um aumento de ansiedade e que precisem de um local tranquilo para se acalmarem e, se assim o desejarem, regressarem ao espetáculo.

Passa a estar também disponível, quer no site do Coliseu, quer na bilheteira e no dia do concerto, uma História Visual dos Concertos Promenade. Uma folha de sala que contém informação e imagens sobre o espaço e o espetáculo, ajudando o público a preparar a sua visita ao Coliseu.. Foi concebida a pensar em pessoas com autismo ou deficiência intelectual, mas também se adequa, entre outras, às crianças ou a qualquer pessoa com elevados níveis de ansiedade face a estes eventos, tornando a experiência mais previsível.

O primeiro evento de teste teve lugar a 27 de março com os Concertos Promenade, escolhidos por serem abertos a crianças de todas as idades, e contou com a presença de cerca de 15 utentes com Perturbações do Espectro do Autismo do centro clínico PIN – Partners in Neuroscience. Para além do trabalho prévio de adaptação das luzes e do som, e da implementação de várias medidas delineadas por uma especialista na área do Autismo, foi distribuído um inquérito de avaliação a cada utente, de modo a avaliar a experiência e a dar voz à sua participação nos processos de melhoria. As medidas implementadas pelo Coliseu foram consideradas “importantes” e “muito importantes” e reforçam a necessidade de mais oferta deste tipo de espetáculos.

A primeira Sessão Descontraída oficial acontece já no próximo dia 10 de abril, com os Concertos Promenade 2.0 – Arco-íris, de Duarte Pestana.

A aposta da Direção do Coliseu Porto Ageas na inclusividade foi possível em parte devido ao apoio financeiro dos donativos de IRS feitos por cidadãos de todo o país, após a inclusão, no ano passado, na lista de entidades que podem ser indicadas pelos contribuintes para beneficiarem da consignação de 0,5% do IRS retido.

Publicar comentário