×

Porto Editora lança guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano

Porto Editora lança guia de conversação Ucraniano-Português e Português-Ucraniano

Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, a Infopédia lança um guia de conversação essencial de Ucraniano-Português e Português-Ucraniano concebido para facilitar um primeiro contacto entre falantes destas línguas.

Trata-se de um guia com frases úteis para o dia a dia e expressões, adaptadas à realidade social, económica e institucional portuguesa com mais de 8500 palavras, recolhidas em parceria com a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas e com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

A ferramenta disponibilizada, de forma gratuita e em constante atualização na Infopédia, apresenta vocábulos utilizados nas escolas, serviços de saúde (hospitais e centros de saúde), segurança social, SEF, autarquias, forças de segurança, transportes, serviços veterinários, entre outros. As frases surgem com uma configuração apelativa e simples, agrupadas pelas seguintes categorias: transportes, saúde, casa, serviços públicos, restaurante e referência rápida.

Cada palavra, pergunta ou expressão está devidamente traduzida, é acessível em ambos os sentidos e inclui a locução áudio, bem como a pronúncia em alfabeto romano. Desta forma, o utilizador pode comunicar mais facilmente, potenciando a inclusão dos refugiados na nossa comunidade.

Além desta iniciativa, a Porto Editora já disponibilizou, a título gratuito, quase 4 mil livros a alunos ucranianos matriculados nas escolas portuguesas e aos professores que os acompanham. Trata-se de manuais de Português Língua Não Materna – PLNM (de diferentes níveis, do 1.º ciclo ao ensino secundário), de Inglês para os 1.º e 2.º ciclos, bem como livros destinados ao Ensino Pré-escolar, de apoio escolar (como livros de exercícios), dicionários e gramáticas. Foram ainda cedidas centenas de licenças da Escola Virtual a alunos e professores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Enquanto Empresa Promotora da Língua Portuguesa e parte do setor da Educação e Cultura, a Porto Editora vai continuar a dar resposta às necessidades urgentes dos refugiados, de forma a promover a integração com sucesso destas famílias.

Publicar comentário