×

Julho de medalha ao peito no Museu FC Porto

Julho de medalha ao peito no Museu FC Porto

Um Objeto do Mês a abrir caminho ao 40.º aniversário da Taça das Taças de hóquei em patins, quatro dias de campanha no Tour FC Porto para os avós, exposições temporárias e visitas orientadas, música, contos e oficinas para toda a família.

O primeiro título internacional do palmarés do FC Porto e da presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa foi conquistado há 40 anos e entrou no clube pela mão da equipa de hóquei em patins. A Taça das Taças de 1982 coloca, por isso, em destaque a Medalha CERS exposta na vitrina do Objeto do Mês (dias 1 a 31), logo, logo à entrada do Museu Futebol do Clube do Porto. Ali, aos pés da Valquíria Dragão criada para o clube por Joana Vasconcelos e ao lado da Receção, onde todos os dias também é possível adquirir o Tour FC Porto (Museu + Estádio), esta pequena preciosidade espreita para a história da relíquia maior: o troféu – obviamente, uma estrela da Constelação do Dragão, na exposição permanente, revela nota enviada às redações.

Em julho já cheira a férias e os dias mais longos do verão são bem convidativos para conhecer ou regressar a uma das principais atrações turísticas e experiências de conhecimento na cidade do Porto e no Norte de Portugal. Com distinção Travellers’ Choice do TripAdvisor renovada em 2022, o Museu e o Estádio do Dragão são atrações de topo e para todas as idades. A propósito, no mês do Dia dos Avós (26 de julho), quatro dias de campanha no Tour FC Porto (dias 23 a 26) e a oficina aberta para famílias Avós Dragões: Ternura Eterna (dia 26) assinalam este momento especial do ano!

A programação dirigida aos mais novos, mas onde os mais velhos também têm sempre lugar, passa ainda pela Música com Dragõezinhos, O Espetáculo – Verão (dia 3) e as Histórias com Magia para Dragõezinhos – O Feiticeiro e o Dragão (dia 23). Entre estes eventos, a oficina criativa para famílias Esta marca não nos pertence (dia 10) inspira-se na exposição temporária Este mundo não nos pertence, mostra a decorrer até setembro de 2022 no Espaço João Espregueira Mendes (Museu FC Porto), com curadoria de Miguel von Hafe Pérez e obras de arte contemporânea selecionadas na coleção privada de Isabel Mota e Fernando Pereira.

Na Sala Multiusos, 70 Anos do Estádio das Antas resultaram numa abordagem original à memória do antigo palco das emoções portistas, inaugurado em maio de 1952. A exposição também é uma incursão artística na história e reúne preciosidades saídas das Reservas do Museu e da coleção particular do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. O evento faz parte do calendário da programação até ao próximo dia 30 de setembro. Julho inclui uma Visita Orientada (dia 23) a esta mostra temporária e complementar da experiência maior do Tour FC Porto.

Fora de portas, e até ao dia 10 de julho, o Museu FC Porto apresenta Os Invisíveis by Diogo Silva, no Espaço Art La Vie – piso 1 do La Vie Porto Baixa, em pleno coração da cidade. O que começou por ser uma fotorreportagem publicada em novembro na Dragões (revista oficial do FC Porto), transformou-se em exposição temporária realizada pelo Museu e constitui um testemunho artístico e obrigatório da vida no Estádio do Dragão em dia de jogo coincidente com restrições resultantes da pandemia da covid-19. A entrada é livre e, no dia 2, até há uma Visita Comentada a não perder.

Informações sobre o Tour FC Porto e toda a programação disponíveis em www.museufcporto.pt.

Publicar comentário