×

[Livros] Uma experiência da moral e do corpo

[Livros] Uma experiência da moral e do corpo

O Acontecimento é o novo título de Annie Ernaux no catálogo da Livros do Brasil. A memória de um sofrimento íntimo, mas reflexo de uma geração, que ficou por contar durante quarenta anos.


“Milhares de raparigas subiram uma escada, bateram a uma porta atrás da qual estava uma mulher acerca de quem nada sabiam, a quem iriam entregar o seu sexo e o seu ventre. E aquela mulher, a única pessoa, então, capaz de acabar com a infelicidade, abria a porta, de avental e pantufas às riscas, com um trapo na mão: ‘Diga lá, menina!'”.

Depois de Os Anos e Uma Paixão Simples, a Livros do Brasil edita O Acontecimento, de Annie Ernaux, um relato despojado de uma situação de aborto ilegal. Escrito em 1999 e recentemente adaptado ao grande ecrã, neste livro a autora francesa coloca em palavras o que lhe pareceu ser uma experiência humana total, acerca da vida e da morte, do tempo, da moral e da interdição, da lei, uma experiência vivida de uma ponta a outra através do corpo. Uma semana depois dos acontecimentos aqui narrados, Kennedy era assassinado em Dallas. Porém, já nada podia chamar a atenção desta jovem universitária que, interiormente, se transformara numa delinquente.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias esta quinta-feira, 8 de setembro.

Publicar comentário