×

Lançamento do livro Eternal Forest 2 Edição – Ler Devagar, LX Factory

Lançamento do livro Eternal Forest 2 Edição – Ler Devagar, LX Factory

Eternal Forest é a primeira publicação detalhada do projeto Eternal Forest, que evoluiu de 2018 até hoje. Poderá assistir ao lançamento da segunda edição no próximo dia 16 de dezembro na Ler Devagar, LX Factory. 

Na sua segunda edição de 200 exemplares, o livro Eternal Forest é publicado pela artista como parte da exposição Eternal Forest no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Lisboa, revela nota enviada às redações. O livro Eternal Forest é um catálogo de 80 páginas, que documenta três ciclos do projecto Eternal Forest e a exposição no MUHNAC.

O primeiro ciclo de Eternal Forest 2018 criado em Góis, Portugal, é representado pelas obras de arte e uma série de poesia em inglês e português, e reflete a primeira fase da emergência do projecto Eternal Forest, explorando a ligação entre comunidades humanas, florestas naturais e monoculturas em Portugal.

Refira-se que o segundo ciclo de 2019, criado em Coruche, durante a Bienal de Coruche, inclui a publicação do Manifesto de Eternal Forest excertos do livro, incluindo imagens e poesia em inglês e português. Este ciclo inicia a evolução da visão de Eternal Forest para criar 1000 Santuários Florestais Eternos e protegê-los para além dos 1000 anos.

O terceiro ciclo é um novo projecto de Council of Seeds desenvolvido durante os meses de residência artística no Jardim Botânico de Lisboa e inclui fotografias de composições com sementes encontradas no Jardim Botânico, 5 poemas em inglês na voz das sementes e das árvores. Inclui também obras de arte deste ciclo criadas em técnica caligráfica com base na poesia.

O livro contém fotografias da exposição e atuações realizadas no Jardim Botânico, em junho de 2022. Texto introdutório de Sofia Marçal em inglês e português, uma entrevista nos dois sentidos entre Patricia Lea Watts (fundadora e curadora do ecoartspace) e Evgenia Emets, e o texto de Evgenia Emets inicialmente escrito para o Empty Square.

O livro também dá ao leitor acesso ao filme Eternal Forest online, e ao guia áudio da performance de Council of Seeds no Jardim Botânico de Lisboa, a ser lançado no final da exposição.

Publicar comentário