×

Matt Elliott inaugura abril do M.Ou.Co.

Matt Elliott inaugura abril do M.Ou.Co.

Letrux, uma das maiores artistas independentes da cena musical brasileira, é outro dos destaques em cartaz. Palco do espaço cultural portuense recebe, também, um concerto encenado para a infância (Tangerina) e outro d’A Voz do Rock, o conhecido coletivo que junta idosos para cantar músicas do rock português.

“The End of Days” é o último trabalho de Matt Elliott a prometer ecos enigmáticos para os lados do bairro portuense do Bonfim, na inauguração do calendário de abril do M.Ou.Co.. Acontece logo no dia 1 (21h00) e é a mais pura das verdades. Trata-se do regresso do guitarrista e vocalista britânico a terras portuguesas, depois da visita que serviu para promover o álbum “Farewell to All We Know”, há pouco mais de um ano.

Matt Elliott volta, desta vez, com meia dúzia de canções, que, diz o promotor, “não são cinzentas, mas também não totalmente negras”, fluindo “entre uma absoluta tristeza e uma provável alegria”. À Matt Elliott, que nos habituou, desde meados dos anos 90, a sonoridades tanto sombrias quanto assombrosas, e que nos teletransportam para um dealbar do apocalipse. “Sempre com aquela voz cheia de graves que ajuda na acentuação das histórias contadas”.

Se abril começará no M.Ou.Co. num ambiente noturnal, fechará no dia 29 (21h00) com a evocação de uma distopia pós-capitalista e uma sociedade assoberbada por interposta parede tecnológica. E tudo o que ela esconde. Falamos do recentíssimo single (“Modernise”) que The Slow Readers Club, quarteto de Manchester conhecido pelo seu som indie eletrónico, está a usar para acicatar a curiosidade sobre o LP que está na calha, “Knowledge Freedom Power”.

A primeira parte da noite fará subir a palco Surma, o projeto musical da leiriense Débora Umbelino, que tem um novo disco (“Alla”).

Já o meio do mês trará ao M.Ou.Co., no dia 15, Letrux. Para um espetáculo que o promotor garante “intimista, astral e poético”.

Antes do concerto (às 21h00) haverá lugar para o lançamento do documentário sobre a multifacetada artista, pois que, além de cantora, Letícia Pinheiro de Novaes é também compositora, escritora e atriz. Intitulada “Viver é um frenesi”, de Marcio Debellian, a peça documental (com a duração de 36 minutos) será exibida às 19h15, para proporcionar uma experiência mais completa (com um custo adicional de três euros sobre o bilhete para o concerto).

Abril é também o mês em que os opostos se atraem no M.Ou.Co.. Como assim? Simples: a sala de espetáculos do complexo receberá um concerto encenado para a infância e, dias depois, o de um coletivo que junta idosos que cantam músicos do rock português. E que muito tem dado que falar!

No primeiro caso, trata-se de Tangerina, revela a nota enviada às redações, um concerto para a infância que, inspirado no livro “A Invenção do Dia Claro”, de Almada Negreiros, empresta vida e sons a palavras. Acontece a 7 de abril (às 17h00) e propõe uma “viagem pelo universo da palavra feita ora prosa, ora poesia, através de um menino que está a falar com a sua mãe”. O fio condutor utiliza a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e, no percurso, descobre novos lugares. E o mundo.

14 dias depois, a 21 de abril (21h00), noite em que sob os holofotes da Sala M.Ou.Co. estará o grupo A Voz do Rock, um coletivo viseense de octogenários, na sua maioria, que há nove anos canta os hits de nomes históricos do rock português. Uma performance musical que, ao romper (mais do que) fronteiras geracionais e ao desafiar estereótipos, celebra acima de tudo o prazer da partilha musical, da vitalidade e da vida com sentido. E alma.

A Voz do Rock é um projeto da multi-instrumentista e compositora Ana Bento, que tem espalhado qualidade por inúmeros palcos (como o da Casa da Música, no Porto). O coletivo participou, por exemplo, no concerto especial de tributo aos Xutos & Pontapés e em diversos programas de televisão, e mereceu já o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O espetáculo d’A Voz do Rock no M.Ou.Co. contará com a colaboração de Kalú, o baterista dos Xutos & Pontapés.

Agenda do M.Ou.Co.:

• 1 de abril – Matt Elliott, 21h00

• 7 de abril – Tangerina, 17h00

• 13 de abril – Tertúlia de Música e Saúde, na Musicoteca, 21h00

• 15 de abril – Letrux – documentário “Viver é um frenesi”, 19h15

• 15 de abril – Letrux – concerto, 21h00

• 21 de abril – A Voz do Rock, 21h00

• 22 e 23 de abril – Aniversário do Canal 180, 21h00, na Sala M.Ou.Co. e Bar

• 29 de abril – The Slow Readers Club, 21h00

Publicar comentário