×

[Leituras]14 lições urgentes sobre inflação

[Leituras]14 lições urgentes sobre inflação

Stephen D. King desfaz mitos, explica erros dos bancos centrais e usa a História para compreender a realidade económica atual.


Desde meados de 2022 que a palavra “inflação” subiu vertiginosamente no número de pesquisas feitas nos motores de busca em Portugal. Mas será que os portugueses conhecem realmente as causas, as consequências e as medidas para a travar? Temos de falar sobre inflação é um trabalho do economista de renome mundial Stephen D. King, um dos poucos a antecipar a atual reviravolta inflacionária. Acaba de chegar às livrarias nacionais, publicado pela Ideias de Ler.

Os mitos sobre a inflação, os erros dos bancos centrais e a dificuldade em aprender com a História são os temas centrais deste livro, que traça uma narrativa histórica do fenómeno, beneficia da visão e experiência de pessoas que procuraram derrotar ou controlar a inflação e tem origem numa série de artigos que o autor, economista sénior e consultor do HSBC, escreveu a prever e explicar o cenário inflacionista que agora se verifica.

Com uma escrita clara e acessível, evitando o jargão muitas vezes incompreensível da economia, Stephen King conseguiu, na opinião do ex-governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King, um livro “oportuno, bem fundamentado e bem escrito.”, que será útil ao cidadão comum, mas também a decisores políticos.

Publicar comentário