×

Livraria Ler Devagar abre novo espaço no Bairro Alto

Livraria Ler Devagar abre novo espaço no Bairro Alto

Chama-se CCBA – Casa do Comum do Bairro Alto – Centro Cultural e assume-se como um lugar em sentido contrário às dinâmicas mais sensíveis da cidade de Lisboa.

A Casa do Comum quer ser um lugar-refúgio dedicado a todas as atividades humanas que são feitas em comum. Numa cidade em hipertrofia acelerada, sujeita a várias pressões urbanísticas, turísticas, económicas, sociais, algumas das coisas mais banais do mundo estão em vias de extinção, ameaçadas por um modo de vida em crescente atomização e isolamento.

Por isso, este será um espaço que convida à escuta, à leitura, a simplesmente conversar, ver cinema numa sala escura, ouvir música ao vivo, cantar, beber junto e comer petiscos à volta de uma mesa corrida.

Refira-se que a CCBA foi o último projeto do livreiro Zé Pinho (fundador das livrarias Ler Devagar, do festival FOLIO, de Óbidos Vila Literária e diretor artístico do Festival 5L), inspirado pelo sonho de poder voltar ao Bairro Alto, o seu bairro de adoção, onde nasceu a primeira Ler Devagar, a apenas 30 metros de distância.

A Casa do Comum terá uma Livraria de referência, capaz de recuperar o espírito de encontro da Ler Devagar original. No segundo piso haverá uma pequena Sala de Cinema, onde poderão acontecer também concertos intimistas. Albergará um Museu da Preguiça, residência de 3 bibliotecas doadas por amigos, para serem descobertas na horizontal, nas várias camas e redes espalhadas pelo espaço. E, por fim, terá um amplo Bar no piso térreo, dentro de uma livraria alfarrabista.

Mas quer ser também uma Casa para aqueles que vêem os seus espaços de afectos extinguir-se, um sítio que esteja aberto a artistas que procuram lugar para a experimentação, um espaço de discussões e ideias, que assume o caráter político de ser ao mesmo tempo lugar de criação, de preguiça, de encontro e de celebração.

A Casa do Comum do Bairro Alto abre no próximo dia 1 de novembro e a partir desse dia conta com actividade regular de Quarta a Domingo. Na Festa de Abertura (de 1 a 5 de Novembro) há um conjunto de actividades – lançamentos de livros, concertos, debates, projecção de filmes, DJ’s – que será uma montra da pluralidade de olhares, de pessoas e de gostos que se pretende acolher nesta casa.

Morada: Rua da Rosa, 285 – Bairro Alto

Instagram: @casadocomum

Publicar comentário