×

Oficinas sustentáveis e um concerto semiacústico de Selma Uamusse entre as propostas para a Hora do Planeta

Oficinas sustentáveis e um concerto semiacústico de Selma Uamusse entre as propostas para a Hora do Planeta

A festa oficial da Hora do Planeta vai decorrer já no próximo dia 23 de março, no Mercado de Alvalade, em Lisboa e, pela primeira vez, a organização, a ANP|WWF, — em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Junta de Freguesia de Alvalade — escolheu como formato um arraial, contando, por isso, com cerca de 20 oficinas gratuitas sobre preservação do ambiente, alimentação, sustentabilidade, fitness & wellness e artes & criatividade.

Refira-se, segundo nota enviada às redações, que o programa do Arraial da Hora do Planeta, transversal a todas as idades, começa às 16h00 e integra animação permanente — com danças e música de DJ e de percussionistas —, contando ainda com: leitura de contos, jogos, ioga e oficinas (construção de ninhos, reutilização de objetos, showcooking, aulas de culinária…). Pelas 20h30, está agendado um concerto semiacústico e intimista, de cerca de 30 minutos, da cantora Selma Uamusse, cujo repertório inclui influências de jazz, soul, rock e diferentes ritmos africanos.

Refira-se que o evento ficará ainda marcado pela inauguração de uma obra de arte oferecida pelos artistas urbanos Edis One e Pariz One à cidade. Trata-se de um mural gigante que será pintado no exterior do edifício dos bombeiros contíguo ao mercado. O tema abordado será como a exploração exaustiva dos recursos a nível alimentar está a matar o Planeta. Adultos e crianças são convidados a ajudar a finalizar este projeto no próprio dia.

Pela primeira vez, o formato escolhido foi o arraial, pois, como defende a diretora-executiva da ANP|WWF, Ângela Morgado, “com esta diversidade de atividades provamos que pequenas ações podem ter grande impacto”. E acrescenta: “Só conseguimos combater os efeitos das alterações climáticas, se alterarmos os nossos hábitos. Mas a mudança de comportamentos, para ser efetiva, não deve ser radical nem uma obrigação. Deve ser exequível no dia a dia de cada um, fazendo o que mais gostamos.”

No Mercado de Alvalade vai ainda ter lugar o célebre apagão, que em mais de 190 países e territórios acontecerá entre as 20h30 e as 21h30 (hora local). Este momento será protagonizado pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, que, com a ajuda da mascote da WWF (o panda), irão desligar um enorme e simbólico interruptor.

Neste ano, a Hora do Planeta conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alvalade. Até ao momento já estão inscritos 92 municípios e 11 organizações e empresas — tais como El Corte Inglés, REN, Vulcano, Auchan, Zoo Santo Inácio e Corpo Nacional de Escutas — que, um pouco por todo o país, também ajudam a divulgar e a organizar iniciativas de consciencialização e conservação da natureza.

Recorde-se que a Hora do Planeta surgiu a 31 de março de 2007, em Sydney, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta para os efeitos das alterações climáticas. Hoje, trata-se do maior movimento global pela defesa do ambiente, contando todos os anos com luzes desligadas em conhecidos monumentos como Torre Eiffel em Paris, Coliseu em Roma, Big Ben em Londres e Castelo de S. Jorge em Lisboa.

Publicar comentário