×

Belém Soundcheck ganha selo de Festival Acessível

Belém Soundcheck ganha selo de Festival Acessível

O Festival Belém Soundcheck acaba de ser distinguido pelo programa “Festivais Acessíveis”, uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação que visa promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais que detenham as necessárias condições de acessibilidade e inclusão (conforto, segurança e autonomia) para todos os públicos sem exceção, incluindo pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial e cognitivo, ou ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como grávidas, crianças e seniores.

Cada vez mais comprometido com a inclusão, o CCB apresenta três concertos com recursos de acessibilidade ao longo deste Festival, conforme revela nota enviada às redações.

Na quinta-feira, dia 21 de março, pelas 22h00, no Pequeno Auditório, Maria João apresenta Songs for Shakespeare, projeto performativo onde o ponto de partida são as palavras de Shakespeare, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. No dia 22 de março, também às 22h00 e no mesmo auditório, o músico brasileiro Amaro Freitas, com a sua aproximação ao jazz, explora os sons da Amazónia, com coletes de vibração para pessoas Surdas poderem sentir estas diferentes texturas rítmicas. A 24 de março, domingo, pelas 17h00, o Grande Auditório do CCB recebe o agrupamento Kremerata Baltica, uma orquestra formada exclusivamente por jovens músicos bálticos, selecionados pelo violinista de exceção Giddon Kremer. Vai ser um concerto com Audiodescrição, um recurso destinado ao público cego ou com baixa visão.

São três concertos com três recursos diferentes. A Língua Gestual Portuguesa é a língua nativa da comunidade Surda, e disponibilizar interpretação em LGP é aproximar duas comunidades de línguas distintas. Os coletes de vibração, são um acrescento sensorial à experiência da música por parte da comunidade Surda, que assim tem um aparelho que salienta a componente rítmica e vibracional da música. A Audiodescrição, como o próprio nome indica, é uma descrição em áudio do cenário e de tudo o que se passa em palco, dando assim indicações de referência para o público que assiste.

Além destes três concertos integrados no Festival Belém Soundcheck que fazem parte de um projeto alargado de inclusão de pessoas com deficiência e Surdas, está também já disponível a página de acessibilidade da instituição, que lista um conjunto de informações úteis a todos os visitantes ou espectadores do CCB com deficiência.

O Festival Belém Soundcheck contou com a consultoria da Acess Lab, uma empresa que trabalha o acesso de pessoas com deficiência e Surdas à cultura e ao entretenimento enquanto direito humano fundamental.

Publicar comentário