×

Cremilda Medina com novo single

Cremilda Medina com novo single

Após o sucesso do seu primeiro álbum “Folclore” editado em 2017 com o qual obteve o reconhecimento nacional e internacional, a cantora Cabo Verdiana Cremilda Medina está de volta com mais um single do seu próximo álbum que será editado este ano.


Depois de em 2018 editar o primeiro single “Nôs Morna” do compositor Manuel de Novas, uma morna em dueto com o cantor Tito Paris que lhe valeu em 2019 o prémio de “World Music” nos EUA, chega agora a vez de “Amá Sem Mêde”, uma composição de Morgadinho, editado em dezembro passado, mês em que se celebrou o primeiro aniversário da morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO).

Refira-se que são já conhecidos dois temas que farão parte do seu próximo álbum, duas Mornas, o que dá a entender que será seguida a mesma linha tradicional do seu antecessor “Folclore”.

“Amá sem Mêde”, revela-nos Cremilda Medina “é um tema que fala do amor, onde se enaltece a necessidade de amar. Essa é a mensagem principal que o tema transmite, o amor, a capacidade de amar alguém, saber amar incondicionalmente porque afinal sem amor o mundo fica triste e mais pobre.”
O novo álbum era para ter sido editado em 2020 mas devido á pandemia a data foi alterada para este ano, “tivemos de repensar as datas do projeto, pois para mim não faria sentido editar um álbum e depois não o poder apresentar em palco, esperamos que este ano venha a ser possível a sua edição…” diz Cremilda Medina.

Recorde-se que em 2020 Cremilda Medina editou também dois outros singles, mas estes não farão parte do próximo álbum. “Tributo Final” uma morna de Manuel de Novas, foi editado no dia 18 de Outubro, dia em que se celebra em Cabo Verde o dia Nacional da Cultura e das Comunidades, ““Tributo Final” foi uma mensagem de incentivo e esperança que quis passar aos meus colegas de profissão e a todos aqueles que amam a nossa música e a nossa cultura no geral, “…Ca bocês dtchá morrê Folclore di nôs terra…” (vocês não deixem morrer o Folclore da nossa terra…) como retrata a composição…” refere Cremilda.

Já em dezembro Cremilda resolveu dar “Boas Festas pa Cabo Verde” com o tema “Recordai”, uma composição de Teófilo Chantre, “Como este ano não se podia ir de casa em casa para “dar” Boas Festas, esta foi uma forma de entrar em casa de cada um e desejar umas boas festas…” explica Cremilda Medina.

Cremilda Medina fechou o ano em palco no Mindelo em São Vicente sua terra natal, numa participação no “Concerto de Fim D’One na Kasa”, um concerto sem público exclusivo para transmissão online.

Publicar comentário