×

A dança das estrelas, de Emma Donoghue

A dança das estrelas, de Emma Donoghue

No próximo dia 11 de março, a Porto Editora publica A dança das estrelas, o novo livro da autora do bestseller O Quarto de Jack e O Prodígio. Nesta obra, Emma Donoghue volta ao romance histórico e à sua cidade nativa com uma poderosa narrativa, no pico da eclosão da epidemia de Gripe Espanhola.

A mortífera Gripe Espanhola que invade este romance e a as descrições minuciosas da autora tornam inevitáveis as comparações com a situação que vivemos atualmente fruto da pandemia trazida pelo SARS-CoV-2. Os recursos atuais e conhecimentos médicos são muito melhores, mas como a História nos mostra, a possibilidade de ficarmos à mercê de uma catástrofe desconhecida está sempre presente, conforme revela nota enviada às redações.

Dublin, 1918. À devastação humana trazida pela arrasadora Primeira Guerra Mundial junta-se o pânico crescente causado pelo aparecimento desta estirpe de gripe altamente contagiosa, mortal e sem qualquer tratamento conhecido. No espaço de três dias, numa enfermaria sobrelotada e com falta de meios, a enfermeira Julia Power debate-se no espaço exíguo entre a vida e a morte, tratando grávidas e parturientes que contraíram esta gripe. A seu lado, apenas dois apoios: a Dra. Kathleen Lynn, sufragista e líder revolucionária do Sinn Féin, procurada pelas autoridades, e uma jovem ajudante voluntária sem experiência de enfermagem, Bridie Sweeney.

A coragem destas três mulheres que desafiam a intricada dança das estrelas mostra que só o amor e a compaixão podem fazer com que a esperança prevaleça, mesmo no mais sombrio dos tempos.

Publicar comentário