×

O desconfinamento e os jogos tradicionais em família

O desconfinamento e os jogos tradicionais em família

As brincadeiras e os jogos tradicionais acabam por ser passados, ao longo dos anos, de pais para filhos. São sempre atividades divertidas e baratas que, na  sua maioria, podem ser feitas a qualquer momento e em qualquer lugar, seja em casa ou ao ar livre. Num tempo ainda fortemente marcado pela pandemia e dependência tecnológica, tornam-se importantes estas “escapadelas” da rotina sedentária. Confere algumas das propostas da Scratch Magazine, diretamente para a rubrica Scratch Kids, com a ajuda dos sites “Brinca Comigo” e “Rodinhas”. 

Jogo da Cabra cega

Neste jogo. é escolhido um jogador aleatoriamente para ser a cabra cega. Os olhos são vendados com um lenço e em seguida, esse jogador vai tentar apanhar um dos elementos que está no campo do jogo. O jogador vendado tem que descobrir qual é o nome do jogador que apanhou.

Corrida de sacos

O objectivo deste jogo é percorrer a distância indicada no mais curto espaço de tempo. Para os jogadores se deslocarem, devem segurar o saco com as duas mãos. O concorrente que sair de dentro do saco durante o percurso , será desclassificado. Se a prova for por equipas, a equipa também será desclassificada. Caso seja por equipas , será vencedora a equipa que obtiver um maior número de pontos, resultantes do somatório dos seus jogadores.

Jogo da Escondida

Este é um dos jogos preferidos dos miúdos, que revela a capacidade dos participantes de se conseguirem esconder de quem os procura.

Num determinado espaço, um jogador é selecionado para, atrás de uma árvore, contar até dez. Depois cada um terá de trabalhar a capacidade de conseguir ser difícil de apanhar pelos colegas….

O primeiro participante a ser descoberto, será o próximo a caçar.

Macaquinho do Chinês

Preparem-se para as gargalhadas que este jogo proporcionará! Um jogador terá de ficar de frente para uma parede, de modo a não conseguir ver o que se passa atrás de si. Os restantes participantes estarão posicionados atrás, numa localização demarcada no chão.

Depois, o participante que está na parede deverá dizer: “Um, dois, três, macaquinho do chinês”. Durante o tempo em que diz isto, os outros participantes terão que tentar percorrer o máximo de caminho possível e parar antes do jogador terminar a frase.

De seguida, o momento mais difícil! Os participantes, imobilizados, terão que aguentar, em modo estátua, as suas posições. Não poderão rir, nem mexer e quem for apanhado em movimento terá de voltar ao ponto de partida.

Ganha o primeiro que conseguir tocar na parede sem ser visto, sendo o próximo a estar na parede.

Jogo da macaca

Para realizar este jogo será necessária uma pedra lisa e tintas para desenhar a macaca no chão. Como se joga? Atire a pedra para a primeira casa e quando se começar a jogar salta-se ao pé-coxinho, saltando a casa onde está a pedra. Faz-se o mesmo para todas as casas até ao fim da macaca. Depois começa outro jogador. Quando a pedra sair fora muda-se de jogador.

Este jogo tem como objectivo deitar a pedra dentro de cada casa, saltar a casa onde está a pedra sem a pisar, saltar as casas ao pé-coxinho e apanhar a pedra sem cair e não pisar as riscas.

Já pensaram num piquenique?

Publicar comentário