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Um livro para pensar a educação

Um livro para pensar a educação

Livro de Pedro Patacho convoca a sociedade para a urgência de definir a política educativa para o futuro, propondo um novo pacto social para a Educação.


“A educação escolar é um bem público, que nos pertence a todos. É um projeto no qual temos o direito e o dever de participar. Por isso proponho um modelo cívico de relação entre as escolas, as famílias e o território, onde tudo acontece. Um modelo alicerçado nos valores da justiça social enquanto concretização democrática”, revela o autor .

Pedro Patacho apresenta desta forma o desafio que está presente no livro Pensar a Educação – Escola, justiça social e participação, que está a chegar às livrarias com a chancela da Porto Editora.

Doutorado em Educação pela Universidade da Corunha, Espanha, e atualmente vereador na Câmara Municipal de Oeiras com o pelouro da Educação, Pedro Patacho apresenta neste livro um diagnóstico muito realista e objetivo do estado de arte da educação no nosso país para, a partir daí, convocar todos os agentes sociais para um debate aberto e construtivo que crie condições para um verdadeiro pacto social nesta área.

Sendo a educação pública “um projeto político através do qual se procura construir um modelo de sociedade” que se pretende ‘tolerante, solidária’ e comprometida com «o desenvolvimento da justiça e da democracia», este será o tempo certo de se pensar que Educação queremos. Uma ideia corroborada pelas personalidades que assinam o prefácio (Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Corunha) e posfácio (João M. Paraskeva, da Universidade de Massachusetts, EUA) desta obra, ambos bastante críticos da realidade atual.

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