‘O Relato’ de Fernando José Pereira no Espaço João Espregueira Mendes
Primeira exposição-encomenda para o EJEM resulta de um convite de Miguel von Hafe Pérez, curador da sala no Museu FC Porto, a um autor contemporâneo de referência. Abordagem artística ao imaginário azul e branco para visitar a partir de 2 junho.
A primeira exposição-encomenda para o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, abre portas ao público no dia 2 de junho. ‘O Relato’ é uma abordagem de Fernando José Pereira ao imaginário portista, explorando a memória analógica do Estádio das Antas e a realidade digital e futurista do Estádio do Dragão através de elementos artísticos familiares ao autor, como a imagem e o desenho, mas também com o som presente na ativação dos sentidos, introduzindo, aliás, na narrativa exibida o célebre golo de calcanhar de Madjer na conquista da Taça dos Campeões da UEFA de 1987.
De acordo com nota enviada às redações, Fernando José Pereira é uma referência na arte nacional e reconhecido pelo percurso académico como professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A convite do curador do EJEM, Miguel von Hafe Pérez, apresenta-se em estreia numa sala de exposições inovadora, implementada no âmbito de um projeto cultural do Museu FC Porto e da Família Espregueira Mendes.
Inaugurado em março de 2019, o Espaço João Espregueira Mendes dispõe de um Conselho de Programação. Miguel von Hafe Pérez (Coordenação Executiva), Hélder Pacheco, Isabel Pires de Lima (Fundação de Serralves), João Espregueira Mendes, João Fernandes (Instituto Moreira Salles, Brasil), Jorge Nuno Pinto da Costa (FC Porto), Mafalda Magalhães (Museu FC Porto), Nuno Vassallo e Silva (Fundação Calouste Gulbenkian) e Rui Reis (I3Bs/Universidade do Minho) integram esse órgão.
‘O Relato’, de Fernando José Pereira, pode ser visitado (entrada livre) de 2 de junho de 2021 a 9 de janeiro de 2022. O novo momento programático do EJEM surge após duas importantes exposições temporárias de grande sucesso, ambas com eventos associados e desenvolvidos em parceria com o Museu FC Porto (visitas orientadas, conferências/conversas culturais e oficinas temáticas/criativas):
2019 – ‘Curiosidade Vertical’ – exposição temporária de 500 anos de arte decorativa portuguesa, incluindo autores como Álvaro Lapa, Alvarez, Paula Rego ou Tapiès.
2019/2020 – ‘Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho’ – trabalhos de Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, Arpad Szenes, Augusto Gomes, Eduardo Batarda, João Vieira, Jorge Barradas, Jorge Pinheiro, Júlio, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Rosa, Mário Eloy, Nikias Skapinakis, Paula Rego e Vieira da Silva.
Publicar comentário