×

Amnistia, o regresso de Aravind Adiga

Amnistia, o regresso de Aravind Adiga

No dia 27 de maio, a Porto Editora publica Amnistia, o mais recente romance de Aravind Adiga, autor do premiado O Tigre Branco.

Em Amnistia, que considera ser “o seu romance mais pessoal”, Adiga leva os seus leitores a viver o mais longo dia da vida de Danny. Na verdade, da vida de Dhananjaya Rajaratnam, imigrante cingalês que reside ilegalmente na Austrália. A sua condição empurra-o para as margens da sociedade de Sidney: procura a proteção de uma invisibilidade, ocultando o sotaque com maneirismos de linguagem e adotando regras de sobrevivência social que foi formulando ao longo de quatro anos.

Até à fatídica manhã de Amnistia. Ao descobrir que Radha – a dona da “Casa Número Cinco” – foi encontrada morta, Danny é colocado numa situação limite, ao saber que pode ter informação essencial para resolver este crime. Mas deverá Danny partilhar o que sabe e correr o risco de ser deportado ou quedar-se indiferente nas franjas do mundo?

Segundo nota enviada às redações, Aravind Adiga traz a história de uma luta moral atemporal, que se reveste de particular urgência nos nossos dias. Que obrigações tem alguém que é invisível para a sociedade que o acolhe? E quais os custos da nossa consciência? Tenso e inteligente, Amnistia marca o esperado regresso deste autor, em plena posse dos seus poderes narrativos.

Foi já confirmado que este livro irá ser adaptado a filme pela Netflix. Ramin Bahrani, realizador de O Tigre Branco, volta a formar equipa com Aravind Adiga para esta nova incursão pela sétima arte.

Publicar comentário