×

Coimbra é palco da 6ª edição do World Piano Meeting

Coimbra é palco da 6ª edição do World Piano Meeting

O VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra (6th Coimbra World Piano Meeting) – evento inédito organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV) -, vai realizar-se entre os dias 6 de agosto e 8 de setembro, e terá novamente como palco principal a cidade de Coimbra. Esta sexta edição decorre em várias fases e o programa contempla uma homenagem ao compositor francês Charles-Camille Saint-Saëns, ano de centenário da sua morte, várias masterclasses internacionais e o concurso Figueira da Foz International Prize​.

Refira-se que o Coimbra World Piano Meeting (CWPM) é já um evento consagrado a nível nacional e amplamente reconhecido a nível internacional. A 5.ª edição, em 2020, acolheu em Coimbra mais de 100 jovens participantes e professores de grandes instituições mundiais, oriundos de 20 países.

O arranque do 6th Coimbra World Piano Meeting acontece já no dia 6 de agosto, sexta-feira, com um Concerto de Receção, por jovens talentos nacionais, no Seminário Maior de Coimbra, pelas 21h00.

No dia 7 de agosto, pelas 18h00, realiza-se o Concerto de Abertura da edição 2021 – organizado à semelhança das edições anteriores em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra no Convento São Francisco -, e contará com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Jan Wierzba. Serão tocadas obras em homenagem ao marcante compositor francês Charles-Camille Saint-Saëns, no ano em que se assinala o centenário da sua morte. Ao piano, acompanham a Orquestra, o conceituado e premiado pianista português Manuel Araújo, assim como, dois jovens talentos, alunos da Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” — Alexander Stretile e Catarina Madeira.

De referir que este espetáculo está integrado no Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021, que este ano destaca a França.

A programação da edição 2021 do VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra continua na primeira semana de setembro, estando previstas masterclasses internacionais, concertos de jovens talentos, e o concurso Figueira da Foz International Prize​, cuja final acontece a 8 de setembro, num concerto que conta com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras.

A Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” – referenciada como uma das melhores escolas da Europa —, procura a verdade da música e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência, Dedicação e Rigor fazem parte do ADN da academia Aquiles Delle Vigne.

Os concertos do VI Encontro Mundial de Piano de Coimbra são abertos ao público. Para mais informações sobre o Concerto de Abertura contactar a bilheteira do Convento São Francisco: bilheteira@coimbraconvento.pt

Publicar comentário