Novembro no Museu até faz uma festa ao Dragão
Campanhas no Tour FC Porto, exposições temporárias, oficinas para famílias, a primeira mão da Supertaça da UEFA de 1987 em ecrã gigante, a Rota do Dragão com Joel Cleto, música e contos infantis no mês do 18.º aniversário do estádio.
Novembro é o mês do aniversário do Estádio do Dragão, mas também traz muitos outros momentos de programação no Museu Futebol Clube do Porto, onde as famílias encontram cultura e divertimento em eventos diversificados e para todas as idades. Além disso, todos os dias, o Tour FC Porto (Museu + Estádio) faz a diferença como uma das experiências mais procuradas no Porto, percorrendo, de forma inovadora, interativa e premiada, 128 anos de história do clube e da cidade e proporcionando, também, a exclusiva descoberta dos espaços, segredos e encantos do estádio.
Assim, as campanhas Blue Holiday (dia 1) e 18.º Aniversário do Dragão (dias 13 a 16) trazem descontos de peso para os Sócios do FC Porto que nunca fizeram ou querem repetir o Tour FC Porto. Depois, as vantagens da Black Friday (dias 26 a 28) do Museu também se aplicam a público geral, e está bom de ver como novembro é mais um daqueles meses em que não falta mesmo nada para conhecer a fundo todo o coração do universo portista e, até, levar já uma boa prenda para oferecer, aproveitando a Campanha de Natal, a partir do dia 20, com mais reduções para todos na tabela de preços do Tour FC Porto.
Sobre o passado do clube e da cidade, diz quem sabe que a Rota do Dragão (dia 20) é imperdível. Pois bem, o conceituado historiador Joel Cleto conduz mais um destes passeios culturais do Museu, precisamente na exposição permanente, onde vai desvendar mais factos, mais curiosidades e outros pormenores surpreendentes sobre a relação do FC Porto e o Porto, com muitos dragões em evidência. Como a participação é limitada, aconselha-se a reserva antecipada de lugares.
O dia 16 é o mais especial do mês por causa do aniversário do Estádio do Dragão, e os 18 anos do centro das grandes emoções portistas também são assinalados pelo Museu com Visitas Temáticas (dia 16) ao estádio e a oficina criativa No Palco dos Sonhos: Cor, Fantasia e Fotografia (dia 14). Esta atividade é especialmente dirigida às famílias e inspira-se na exposição temporária Os Invisíveis, a decorrer (entrada livre) na Sala Multiusos, onde a arte fotográfica de Diogo Silva resulta numa abordagem original aos bastidores do Dragão, em dia de jogo durante a pandemia da covid-19.
De acordo com a nota enviada às redações, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), o curador e programador desta sala de divulgação artística e cultural, Miguel von Hafe Pérez, recebe os artistas plásticos Samuel Silva (dia 12) e Fernando José Pereira (dia 24), em sessões de Uma Conversa Entre… (entrada livre). A exposição temporária O Relato decorre até 9 de janeiro de 2022 (entrada livre) e tem assinatura, precisamente, de Fernando José Pereira, referência na arte contemporânea portuguesa. A mostra também inspira a oficina aberta Rabiscos e Sarrabiscos: Confusão ou Harmonia? (dia 27), outro evento pedagógico e divertido a realizar em novembro, no Museu FC Porto.
A projeção do jogo da primeira mão da Supertaça da UEFA de 1987 (dia 24), marca a passagem dos 34 anos da vitória do FC Porto sobre o AFC Ajax em Amesterdão, a caminho da conquista do terceiro título internacional de futebol da história azul e branca. Mas o auditório do Museu recebe ainda o espetáculo Lua e Estrela da Música com Dragõezinhos (dia 7) e os Castelos e Dragões das Histórias com Magia para Dragõezinhos (dia 27), enquanto o Hall do Museu será o ponto com vistas para um conjunto de medalhas do inesquecível basquetebolista norte-americano Dale Dover, em exposição na vitrina do Objeto do Mês (dias 1 a 30).
Publicar comentário