×

O sonho americano de Ivy Lin

O sonho americano de Ivy Lin

O sonho americano de Ivy Lin, da autora norte americana Susie Yang chegou esta quinta-feira, 19 de maio, às livrarias de todo o país, com o selo da Porto Editora.

Num livro que foi já apelidado de “O Talentoso Mr. Ripley para a era do Instagram”, os leitores são convidados a conhecer a jovem Ivy. Criada no seio de uma família chinesa nos arredores de Boston, Yvy Lin é uma ladra e uma mentirosa, mas ninguém o diria ao olhar para ela. É a sua avó, que considera a América demasiado cara, quem a inicia na arte do pequeno furto em vendas de garagem e lojas de artigos usados. O sucesso com a propriedade dos outros alavanca uma adolescência afluente e ajuda-a a ganhar a atenção do menino de ouro de uma família privilegiada, os Speyer.

Porém, a sua vida é um exercício de funambulismo entre duas margens: a do sonho americano, com a visão dourada de ascensão social; e a da tradição familiar, que requer que ela mantenha a ligação inquebrável à sua ancestralidade chinesa. E o seu comportamento acaba por colocá-la em xeque junto da matriarca da família, que decide enviá-la para a China para fortalecer os seus valores. Anos depois, quando regressa a Boston, o destino parece querer oferecer-lhe uma segunda oportunidade para o sucesso junto do clã Speyer. No entanto, há sempre uma sombra do passado a querer insinuar-se na vida perfeita que pensou construir.

Um romance com reviravoltas de thriller, O sonho americano de Ivy Lin é uma viagem ao lado sombrio de alguém que procura o sucesso a todo o custo, explorando questões como classe, raça, identidade e privilégio.

Publicar comentário