×

Owerá Chegou é o novo clipe do artista Guarani

Owerá Chegou é o novo clipe do artista Guarani

Owerá Chegou é o novo clipe de Owerá, artista indígena brasileiro que editou o disco Mbaraeté em Agosto com apoio da Natura Musical. A faixa escolhida para o vídeo abre a narrativa do álbum e apresenta o rapper e produtor musical de 21 anos, que vive na Aldeia Krukutu, em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Inclusive, foi na sua terra que Owerá filmou o clipe, que traz a participação especial de Pará Retê, companheira do artista. 

De acordo com nota enviada às redações, neste trabalho Owerá assina a direção ao lado de Diana Freixo que também foi responsável pela fotografia, edição e finalização. A manter o protagonismo no projeto, o compositor também está à frente da produção musical, ao lado de Rod Krieger, produtor baseado em uma aldeia, no interior de Leiria, em Portugal.

Na sonoridade, o rapper levanta a bandeira do que ele chama de Rap Nativo, um estilo raiz do Rap Indígena referenciado a artistas que produzem diretamente de sua terra nativa. Além disso, ele atribui essa categoria a uma mistura de batidas eletrônicas com sons da floresta e instrumentos nativos, como o djambé e maracá, além da língua mãe presente, o que faz a cultura ainda mais presente.

A “chegada de Owerá” traz o artista no seu lugar de fala, na aldeia onde vive com a pintura que é do seu povo, fortalecendo, assim, a tradição guarani. Esses elementos vão de encontro ao conceito do álbum, cuja tradução do título, Mbaraeté, é resistência. “Quando falo em resistência falo como uma mensagem de força. Força para os povos indígenas se manterem em pé, resistindo. É a resistência da língua, da tradição, da cultura, da nossa essência, da nossa espiritualidade”.

Com nove faixas, o disco é uma jornada com começo, meio e fim que se desenrola em uma narrativa cheia de revolta, dor, mas, também, com muito amor, acolhimento e paz. Com uma mensagem bastante direta, em letras que misturam o português e o guarani, língua mãe do artista, Owerá evoca a resistência.

Ao seu lado, estão seus familiares, Pará Retê, companheira e parceira musical, Tupã, seu filho, Olívio Jekupé, o pai, e, além deles, o artista também convidou para participar do álbum, Kelvin Mbarete e Bruno Veron (Brô Mc’s), Célia Xakriabá, Djuena Tikuna, Txana Ibã e OzGuarani. Diante disso, é uma obra que traz para o primeiro plano a diversidade de povos existentes no Brasil, pois reúne as etnias Guarani Mbyá, localizada no sul da cidade São Paulo, Huni Kuin e Tikuna, da Amazônia, Xakriabá, de Minas Gerais, e também Guarani Kaiowá, que está em uma das regiões mais violentas do país, Mato Grosso do Sul.

Refira-se que o projeto de Mbaraeté foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal e Rico Dalasam. Ao longo de 17 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 150 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares. “Nós acreditamos no impacto transformador que a música pode ter no mundo. E os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados pelo edital Natura Musical têm essa potência de mobilizar o público na construção de um mundo mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Publicar comentário