×

Música — Cinema — Ação!

Música — Cinema — Ação!

O filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto ocupa o núcleo deste ciclo, que vai habitar o espaço da Fábrica das Artes entre fevereiro e julho.

De acordo com nota enviada às redações, O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto é uma produção portuguesa realizada por Bruno Caetano, a partir de um conto de Manuel Ruas Moreira, com música de Filipe Raposo e narração de Sérgio Godinho, é um dos filmes portugueses mais apresentados um pouco por todo o mundo, com presença em mais de uma centena de festivais nacionais e internacionais e merecedor de três dúzias de prémios e distinções.

O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto será projetado em contínuo no seio da exposição do cenário, adereços e marionetas, e desdobrar-se-á em um conjunto de atividades: das visitas livres, guiadas, oficinas e formações.

Aliado a esta exposição, estará em cena O Jardim Secreto da Dona Jacinta, um espetáculo de teatro de Inês Tarouca, baseado no mesmo conto de Manuel Ruas Moreira, dirigido aos mais pequenos.

Filipe Raposo percorre ainda este ciclo, assumindo o acompanhamento criativo da rúbrica de programação Novos Criadores das Infâncias, na sua 5.ª edição, que, deste modo, abre a programação a jovens artistas para que pensem connosco e procurem por si os caminhos de continuidade e mudança do trabalho de programação que temos vindo a fazer. Seis jovens artistas, entre os 19 e os 25 anos, maioritariamente vindos do jazz, irão criar, em duos, a banda sonora para três curtas-metragens – uma escolha diversificada, que vai do cinema de animação da Lotte Reiniger, passando pela célebre Viagem à Lua de Georges Méliès e acaba com o humor genial de Buster Keaton.

Este ciclo integra a Bienal «Arte e Educação», promovida pelo Plano Nacional das Artes.

Exposição O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto
11 fevereiro a 30 junho, de quarta a domingo, 10h00-13h00 e 14h30-17h30
Espaço Fábrica das Artes

Um vislumbre sobre uma Lisboa estranhamente distópica, mas ao mesmo tempo familiar, representada na curta-metragem O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, baseada num conto de Manuel Ruas Moreira. Uma exposição composta por cenários, adereços e marionetas que nos permitem conhecer os segredos por trás desta produção de animação, repleta de elementos técnicos e outras curiosidades. O próprio filme será projetado em contínuo para permanecermos no embalo deste fantástico universo.

Visitas guiadas à exposição por Bruno Caetano:
25 fev, 11 e 25 mar, 15 e 29 abr, 6 e 20 mai 2023, sábados às 11h00, 11h30, 12h00 e 12h30

Concerto de abertura Filipe Raposo (concerto + conversa)
11 fevereiro, sábado às 15h00, Espaço Fábrica das Artes
Exibição da curta-metragem O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto com sonorização ao vivo por Filipe Raposo, seguida de uma conversa sobre a composição e execução.

Cinema e Animação: oficinas para famílias

Sábados, das 15h00 às 16h30

Teremos uma série de conversas com autores/as e artistas, seguidas de divertidas atividades, onde vamos explicar as várias fases de uma produção de um filme de animação. Da elaboração de um storyboard à arte conceptual de personagens e cenários, da construção de marionetas ao uso dos mais variados materiais para a construção de um universo animado, da animação à composição de uma banda sonora. A moderação será feita por Bruno Caetano e cada sessão contará com um/a profissional da indústria, especializado/a no assunto do dia.

25 fevereiro: Argumento – Pedro Moura
11 março: Direção de Arte – João Fazenda
25 março: Storyboard – Pedro Brito
15 abril: Construção de marionetas – Paula Custódio e Ana Oliveira
29 abril: Construção de cenários e adereços – Débora Gil da Costa
6 maio: Banda sonora – Filipe Raposo
20 maio: Animação tradicional – Osvaldo Medina

Próximas iniciativas do ciclo

Oficina de Brinquedos Óticos: 7 e 8 março, 26 e 27 abril e 2, 3, 16 e 17 maio

Novos Criadores das Infâncias 2023, com Filipe Raposo
Viagem à Lua (1902) | Georges Méliès: 16, 17, 18, 19, 20 e 21 março
Cinderela (1922) | Lotte Reiniger: 20, 21, 22 e 23 abril
Vizinhos (1920) | Buster Keaton: 11, 12, 13 e 14 maio

Formação Um filme nas minhas mãos: livros animados: 22, 30 abril, 7 maio

Inês Tarouca | O Jardim Secreto da Dona Jacinta: 25 a 28 maio

Oficina para famílias sobre livros infantis, cinema de animação e composição sonora e musical: 3 e 4 junho

Cultura É Educação — Partilha pública: 23 e 24 julho

Publicar comentário