Comer & Beber

Jantar de São Valentim no Astória: a chama volta a acender-se

Em pleno coração da Baixa do Porto, o restaurante Astória prepara-se para assinalar a noite mais romântica do ano. A proposta inspira-se nos casais que estão “In the mood for love” e que pretendem celebrar a efeméride com uma fuga à rotina.

A tradição é antiga e celebrada por todo o mundo, mas nem as reinterpretações dos tempos modernos antecipavam que as comemorações, tal como as conhecemos, pudessem ficar em suspenso. Buscam-se fugas às rotineiras formas de amar e novos motivos para renovar promessas de amor e a resposta pode ser encontrada em lugares bem próximos e acolhedores, como os interiores do restaurante Astória.

Para isso, na noite de São Valentim (14 de fevereiro), o restaurante do emblemático InterContinental Porto – Palácio das Cardosas vai estar “In the mood for love” e convida os apaixonados a colocarem o amor à prova, mas de uma forma mais íntima e reservada, através de um menu especial, onde não faltará o toque de alguns ingredientes afrodisíacos.

Para abrir o apetite para os quatros momentos gastronómicos da noite, o Chefe de Cozinha, Tiago Sales, preparou algumas surpresas em forma de amuse-bouche, que serão acompanhadas pela bebida de celebrações por excelência – um flute de Champagne Moet & Chandon. A cada dentada, o romantismo vai avivando e mantendo-se curioso para o que vem a seguir: o Carabineiro (do Algarve), dashi e pele de galinha, devorado e substituído, depois, pela mistura de Ovo, crème fraiche, tosta de brioche, peito de pato fumado, patê de foie gras e pêra.

Chegando aos pratos principais, admite-se, excecionalmente, a divisão de ideias dos casais que podem optar pela Carne maturada, beringela, noz e cebola ou pelo Rodovalho, aipo fumado, cogumelos e funcho. Mais à terra ou mais ao mar, o importante é que a conversa se mantenha fluída e acompanhada com vinhos nacionais de qualidade, como aqueles que se sugerem para estes pratos, respetivamente: Esmero Branco e Post Scriptum, ambos da região do Douro.

Já perto do fim, o auge de toda a refeição – a sobremesa. A escolha recai sobre sabores e texturas do Gelado de bolacha Maria, bolo de baunilha ou mel e flor de Laranjeira, harmonizados com um cálice de Taylor’s LBV, um dos clássicos mais reconhecidos na sua categoria. O encontro não termina sem petit-fours da cortesia do Chefe e a certeza de que a experiência deverá ser repetida.

Refira-se que o menu especial “In the mood for love” estará disponível exclusivamente ao jantar de dia 14 de fevereiro pelo valor de 65€ por pessoa (harmonização com vinhos 35€). Inclui-se a possibilidade de adaptar as opções a todos os tipos de amor, incluindo os vegetarianos. A reserva é obrigatória e recomenda-se que seja antecipada através do contacto 22 003 5600.

Comment here