A Cervejaria Nortada já reabriu com nova decoração e uma carta assinada pelo Chef Chakall
A Cervejaria Nortada, localizada no coração do Porto, está agora totalmente renovada, da cozinha até ao bar. As novidades são apresentadas pelas mãos de novos parceiros: o Sensorial Group, grupo de restauração e bar liderado pelo empresário Miguel Camões, que assume a gestão do espaço em sociedade com o Chefe Chakall, que apresenta uma nova experiência gastronómica.
Em soft opening desde os finais de março, já é possível voltar à porta 210 da Rua de Sá da Bandeira e conhecer a renovação dos dois pisos do espaço, acompanhada por uma nova oferta de sabores do mundo. Quanto à cerveja Nortada, essa permanece como a protagonista exclusiva da casa, com 7 referências residentes a serem servidas em garrafa e/ou à pressão.
Agora sob a gestão do Sensorial Group, grupo de restauração e bar com mais de 20 anos liderado pelo empresário Miguel Camões que explica: “Já reconhecíamos o movimento iniciado pela Nortada, de acrescentar valor ao mercado cervejeiro em Portugal por meio da inovação e produção de cervejas, pelo que se tornou fácil a decisão de apostar na parceria. A nossa atuação vem, assim, intercalar o melhor dos dois mundos: a cerveja – que continua em exclusividade com a Nortada, e a comida – a idealizada pelo Chefe Chakall, sócio neste projeto”.
“É para mim um enorme privilégio abraçar este projeto na cidade do Porto”, refere Chakall que destaca “uma relação de proximidade cada vez maior com a Invicta, que tem uma energia muito própria”. Sobre a carta que desenhou, o chefe luso-argentino afirma: “Sorte a minha poder criar uma experiência gastronómica para uma marca tão emblemática como a Nortada que aposta na região, no local e nas suas gentes. E o desafio não passou apenas por harmonizar, mas, mais que isso, fazer das várias cervejas parte integrante de alguns dos pratos”.
Ao entrar na Cervejaria da Nortada, o intenso aroma do lúpulo não deixa dúvidas sobre estarmos no sítio certo, mas tudo o resto muda. Numa abordagem mais sóbria e clássica aos pubs de cerveja, vê-se agora um espaço revestido a azulejos brancos e azul-turquesa que contrastam com os tons cobre das caldeiras de brassagem e ebulição.
E a juntar à premissa de cerveja para saborear no mesmo local onde é produzida, está agora também disponível uma carta de petiscos e pratos fartos que promete agradar a todos os gostos e feitios, estabelecendo a cerveja como ingrediente secreto até no momento de confeção. Logo a começar nas entradas, sobressaltam Gambas salteadas com alho, malagueta, lima, coentros e Nortada IPA (11€), Cogumelos salteados com alho, coentros e Nortada Lager (6,50€) e as famosas Asas de frango marinadas com molho barbecue (6,50€), mas com um twist – são também acompanhadas de molho com Nortada Marzen.
Seguem-se os snacks e pratos principais com os clássicos para acompanhar a cerveja: Francesinha (14€), Cachorrinho (4,25€), Prego em pão (5€) e quatro versões distintas de Bifes – Nortada (16€), Parmesão (15€), Cogumelos (15€) e Bife à Cervejeiro (16€). Completamente nova é a secção de pizzas que convida a harmonizações com diferentes sabores, incluindo os da Funghi Trufada (11€), Prosciutto Crudo (12€), Pera Caramelatte (12€) e a vegetariana Verdure (11€).
A cerveja impera até nas sobremesas, com um ousado Beernoffe (4,50€), uma reinterpretação do tradicional “banoffe”, e uma Mousse de chocolate Nortada Imperial Stout (4€).
Aqui, destacam-se duas importantes experiências best-sellers: a degustação de 4 referências de cerveja à escolha (7€ / 4 cervejas de 10cl), bem como as obrigatórias PubQuiz, que preenchem as noites de quarta-feira, a partir das 21h30, em conjunto com Dr. Why. Em estudo e planeamento estão também as visitas guiadas à fábrica que deverão regressar ao roteiro de visitantes do Porto ainda nos próximos meses.
A Cervejaria Nortada está de portas abertas todos os dias a partir das 12h00 até às 00h00, estendendo o horário às sextas-feiras e sábado até à 1h00. A carta está disponível no horário completo de serviço. Recomenda-se reserva através da plataforma online ou o número de telefone + 351 220 181 000.
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