×

Suede anunciam novo álbum Autofiction

Suede anunciam novo álbum Autofiction

Os Suede regressam com o anúncio do seu nono álbum, Autofiction que será lançado no dia 16 de setembro, via BMG.

Quando os Suede começaram a trabalhar nas canções de Autofiction decidiram regressar às origens. Num movimento que relembra os dias da sua formação, Brett Anderson, Mat Osman, Simon Gilbert, Richard Oakes e Neil Codling foram para um estúdio na deserta Kings Cross para pegar numa chave, montar o seu próprio equipamento e começar a tocar.

Sobre Autofiction, Brett Anderson refere: “Autofiction é o nosso álbum punk. Sem assobios nem sinos. Apenas os cinco numa sala com todas as falhas reveladas, a própria banda exposta na sua primitiva desordem”.

Refira-se que Autofiction foi gravado nos estúdios Konk no norte de Londres com Ed Buller, colaborador de longa data. Ed colaborou com a banda na produção do seu single de estreia The Drowners, que celebra o 30º aniversário este mês.

Se há 30 anos, The Drowners era um hino chocante para uma juventude com uma vivacidade invulgar e uma sexualidade turva, hoje Autofiction surge com preocupações diferentes, mas não menos vitais. “Autofiction tem uma energia natural, é onde queremos estar”, refere Brett Anderson. É onde os Suede querem estar, de certa forma no mesmo lugar onde estavam há 30 anos – um grupo de pessoas que vivem com a sensação de estar juntos numa sala a criar música. “Quando estávamos no processo de escrever e ensaiar para este álbum, foi como se estivéssemos a participar numa corrida. O que aguardávamos para a nossa preciosa vida,” referiu Mat Osman, baixista da banda.

O primeiro single She Still Leads Me On é a faixa que marcou o que o álbum poderia ser. Uma canção bonita escrita por Brett para a sua falecida mãe. Como o título sugere, Autofiction é um dos álbuns mais pessoais de sempre, de Anderson. Refletir sobre o processo de escrita de aclamadas obras como Coal Black Mornings e Afternoons With The Blinds Drawn ajudou Brett a ter uma nova perspetiva de si mesmo como cantor e artista aos olhos do público, o que se sagrou no lirismo de Autofiction.

Pretendem também dar resposta à reação ao álbum de 2018, The Blue Hour que ficou no Top 5 no Reino Unido e a subida foi tão nítida como o grandioso salto de Dog Man Star para o Coming Up, depois de dois aclamados documentários (The Insatiable Ones de Mike Christie e Four’s Rock Family Trees da Sky Arts e BBC). Com a chegada do 30º aniversário e a estreia do single The Drowners, Autofiction é os Suede ansiosos por entrar na sua quarta fase de existência.

Publicar comentário