×

Vinho Verde & Street Food Felgueiras 2022

Vinho Verde & Street Food Felgueiras 2022

O município de Felgueiras organiza, em parceria com várias entidades, a 2.ª edição do “Vinho Verde & Street Food Felgueiras” no último fim de semana de julho.

De acordo com nota enviada às redações, esta segunda edição do evento tem o financiamento da EEC PROVERE “Turismo para todos”. O primeiro ano de realização, em 2019, foi um sucesso. Em 2020 e 2021 o evento não se realizou devido à pandemia COVID-19. Retoma, este ano, com um programa de qualidade para promover o Vinho Verde, quer pelos expositores e especialistas do setor quer pelas ações que visam captar fluxos dos públicos alvo e criar networking.

São fortes os motivos para a realização deste evento, pois Felgueiras é o maior produtor de Vinho da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (11,7 milhões de litros, o que se traduz em 14,4% da produção total: campanha 2020/21); os vinhos de Felgueiras são de reconhecida qualidade, sendo exportados para mais de 30 países de todo o mundo, como são exemplo para além da Europa, os Estados Unidos da América, o Japão e o Brasil; os vinhos de Felgueiras harmonizam com uma grande diversidade das “comidas do mundo”; a “street food” é uma abordagem gastronómica internacionalmente apreciada e que mobiliza fortes fluxos de visitantes, sendo cada vez mais sofisticada e criativa na missão de proporcionar a degustação dos sabores do mundo numa só rua, sendo a harmonização com o Vinho Verde de Felgueiras uma experiência única.

A iniciativa visa promover o Vinho Verde e os agentes económicos do vinho, através da dinamização deste evento, de realização anual, que tendo o Vinho como âncora é diferenciador e pioneiro na região dos Vinhos Verdes e no Norte de Portugal. Outro objetivo é dinamizar a economia local, trazendo visitantes e turistas a Felgueiras, quer através de ações diretas que envolvam participantes de outras regiões, como é o caso da Porsche GT3 CUP, quer estimulando quem se encontra nos polos de maior fluxo e proximidade na região: grande Porto, Braga e Guimarães.

Os expositores de vinho são os seguintes: Terras de Felgueiras, Quinta da Lixa, Quinta de Maderne, Quinta da Palmirinha, Fernando Horta Vinhos, Foral de Felgueiras e a Calçada Wines (produtor convidado).

Vinhos: estarão para prova vinhos de 30 referências de todas as castas da região e outras internacionais.

Do street food estarão presentes as seguintes food trucks: Move Eat Rolling Treats, Madre Coxinha, Polaroskas Street Food, Fofos da Rainha, Art Food 7, Munchies, Rutto, Truck 33 e Migalhas sobre Rodas.

Street food para apreciar: hambúrgueres artesanais, sandes de presunto com queijo da serra, comida vegetariana, coxinha brasileira, bifanas, cachorros, sopas, pizzas, doces artesanais, tostas em pão polar, pão com chouriço, tripas.

O município de Felgueiras dedica-lhe um copo cheio de experiências únicas no Vinho Verde & Street Food, que vai acontecer no último fim de semana de julho, na Praça Machado de Matos, na cidade de Felgueiras.

Nos dias 29 e 30 de julho o evento decorrerá na Praça Machado de Matos, das 17h às 02 da manhã e no domingo do meio dia à meia noite, sendo que se irão realizar atividades noutros horários e fora deste local.

Durante o evento haverá provas de vinho, street food, degustações e harmonizações gastronómicas, conversas com vinho, concertos musicais, festival de dança, Djs, visitas guiadas e uma caminhada.

A abertura oficial será na sexta-feira às 19h, com provas de vinho num ambiente de jazz (Jp Sax). Às 20h não perca o que o chef Marco Gomes lhe vai preparar para harmonizar com Vinhos Verdes, assista ao concerto de Verão “Pop Rock” pelo “Berço das Artes”, às 21h30 e termine a noite num ambiente DJ “Noite Hôtel”.

No sábado de manhã visite o Mosteiro de St. ª Maria de Pombeiro (Rota do Românico), a Fábrica do Pão de Ló e a Cooperativa Terras de Felgueiras (Turismo Industrial).

Às 17h, já na Praça, terá a oportunidade de degustar o Vinho Verde ao contemplar a exposição da Porsche e de seguida assistir à demonstração Porsche GT3 Cup na Av. ª da Liberdade.

Às 19h não pode perder o showcooking do chef Tiago Bonito, estrela MICHELIN, que lhe vai oferecer sabores únicos harmonizados com Vinhos Verdes. Às 20h é tempo de perceber a singularidade do Vinho Verde com a Wine Educator Ana Silva.

Às 22h assista ao concerto “NOBLE” e termine a noite com DJ Sill.

No domingo, às 08h, sugerimos uma interessante caminhada pelo “Caminho de Torres em Felgueiras”, um dos Caminhos de Santiago, comemorando, assim, também o seu dia.

Às 17h assista ao 3.º Festival de Dança de Felgueiras e à noite, às 21h30, vai conhecer a “A Mulher e o Vinho”, com prova de Vinho comentada e Fado.

Publicar comentário